Por Thiago Batista
Foto: Thiago Batista

As atividades do futebol feminino do Time Jundiaí começaram nesta semana com treinamentos no centro esportivo Romão de Souza.

Para o ano a comissão técnica quer fortalecer a modalidade na cidade e para isso deseja que mais meninas a pratiquem.


“Neste primeiro semestre o nosso objetivo é aumentar a quantidade. Para a gente trabalhar temos que ter um mínimo de 20 meninas em cada categoria. No segundo semestre desejamos implementar mais treinos competitivos”, conta a treinadora Tatisa Zonaro, que comandará as equipes sub-15 e 17 neste ano.

Com o time até 15 anos, Tatisa espera melhorar a parte técnica nas garotas. “Tática com elas não há necessidade, mas quero que tenham evolução, especialmente no domínio da bola e no passe, fundamentos que são carentes.”

Um dos motivos segundo a treinadora é a má formação das garotas, especialmente na fase escolar. “A maioria começa com 12 ou 13 anos o que é tarde para a vivência esportiva”, lembra. Isso se reflete nos treinos, onde um simples exercício de aquecimento é feito de maneira equivocada. “Algumas a gente precisa mostrar o que é o correto e isso se reflete nos treinamentos com o tempo que é perdido”, diz a treinadora, que nesta temporada implementou uma série de exercícios de aquecimento através de um manual da FIFA.