PUBLICIDADE

Thomaz Ruan será Jundiaí na Paralimpíada de Tóquio

PUBLICIDADE


Por Assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí
Foto: Divulgação

Ser o melhor corredor paralímpico do mundo nos 400 metros rasos é o grande objetivo do atleta jundiaiense Thomaz Ruan de Moraes, de 18 anos, que representará a cidade nos Jogos de Tóquio, marcados para o período entre 25 de agosto e 6 de setembro. Integrante do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama), da Prefeitura de Jundiaí, ele se prepara no Centro Paralímpico de São Paulo e no Bolão, na cidade em que nasceu.

Ruan mora bem perto do Bolão e sempre vai ao centro esportivo para dar continuidade aos treinamentos com a professora Thaís Aoki Saito. “Estou no Peama há 10 anos e trabalho, aqui e na Capital, para estar bem preparado e brigar por medalha em Tóquio”, disse Thomaz, que não esconde a preocupação com o Novo Coronavírus (covid-19). O Japão é um dos países com maior número de infectados do mundo, mas o Comitê Organizador dos Jogos descarta, neste instante, o adiamento da competição.

“Estou atento às notícias sobre o coronavírus, apesar dos organizadores da Paralimpíada garantirem que a disputa ocorrerá. Vou para um evento-teste no Japão em abril e tenho receio de, na volta, ter que ficar de quarentena”, revelou o jovem talento do Peama, que tem uma má formação congênita no braço direito. “Por outro lado, confio na capacidade de superação dos japoneses, que sabem lidar bem com situações como esta. Basta ver como eles enfrentam os terremotos que ocorrem por lá frequentemente”.

Thomaz carimbou o passaporte para representar o Brasil na Paralimpíada em 2019. O índice dos 400m para Tóquio era de 49 segundos, mas no Campeonato Brasileiro Paralímpico, em São Paulo, ele cravou 48seg91. Não bastasse isso, bateu seu recorde pessoal na prova no Mundial de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (48seg27). “Vou atrás da medalha de ouro paralímpica e do topo do ranking mundial. Venho evoluindo bem nos últimos anos, saindo da 15ª posição em 2017 para a segunda colocação no ano passado”, lembrou.

Bicampeão mundial de jovens (em 2017 e 2019), Thomaz Ruan destaca que terá rivais fortes na luta pelo ouro nos Jogos do Japão. “Um deles é o brasileiro Petrúcio Ferreira, campeão do mundo nos 400m e nos 100m. Estou tranquilo e ciente de que venho me preparando para deixar minha marca na Paralimpíada, chegando ao topo com a conquista da medalha de ouro e realizando meu sonho”, revelou.
Thomaz Ruan será Jundiaí na Paralimpíada de Tóquio Thomaz Ruan será Jundiaí na Paralimpíada de Tóquio Reviewed by Thiago Batista on 12:00 Rating: 5
PUBLICIDADE