30/03/2020

Ex-Paulista: Conheça trajetória de Ytalo, artilheiro do Paulistão



Aos 32 anos, Ytalo José Oliveira dos Santos ostenta um preparo físico de garoto e, como resultado da boa forma, o centroavante do Bragantino ocupa a artilharia isolada do Paulistão com sete gols. Sempre que o goleador marcou, a equipe de Bragança Paulista saiu vencedor e o ex-jogador do Paulista indica a formula para o sucesso: muito trabalho.

“É uma coisa muito boa. Eu sempre trabalhei desde muito cedo para isso. Esses bons resultados vêm por causa do trabalho. Eu trabalho forte todo dia para estar em forma. Espero continuar bem e conseguir jogar pelo menos mais uns seis anos”, disse o centrovante.

Natural de Maceió, Ytalo começou sua jornada nas categorias de base do Corinthians de Alagoas, lugar onde já se destacava por fazer muitos gols. Foi assim que chamou a atenção do Marítimo, de Portugal, clube que contratou o jogador, em 2015, quando tinha apenas 18 anos. Então, o jogador chegou ao Velho Continente, apenas com o sonho de jogar na Europa.

O jogado ficou em solo português até 2009, ano em que foi emprestado ao Internacional, onde jogou no time B, dividindo espaço com jogadores como Leandro Damião, Oscar e Ricardo Goulart. Após três anos na equipe gaúcha, voltou ao Marítimo, até o final de 2013.  No segundo semestre de 2013 ele passou pelo Paulista na Copa Paulista, sem muito sucesso.

Posteriormente, passou pelo Athletico, em 2015, antes de se destacar pelo Osasco Audax, no vice-campeonato paulista de 2016, despertando a atenção do São Paulo, onde teve breve passagem na mesma temporada.

Depois do clube do Morumbi, passou por CRB, Vardar, da Macedônia, e Linense. No clube da cidade de Lins, o atleta sofreu uma lesão no pé direito durante a disputa do Paulista de 2018 e ficou um período inativo. Foi quando Thiago Scuro, da equipe de Bragança Paulista, lhe fez um convite.

“O presidente me convidou para terminar o meu tratamento no pé, lá no Bragantino. Estava terminando o tratamento em São Paulo, fazia três meses e meio. Então, ele me pediu para terminar lá e foi isso que fiz. Depois, fiz um contrato para disputar a Copa Paulista e estou até hoje”, revelou.

No clube há quase três anos, o atacante foi artilheiro da equipe no Paulistão de 2019, com cinco gols. Além disso, neste mesmo ano também foi artilheiro do clube na campanha que culminou no título da Série B e no acesso à elite nacional, com 13 gols.

Tá no sangue
Boa parte da família do goleador tem histórico nos gramados. Seu pai, Jilmar dos Santos, jogou quando jovem, mas teve que parar para trabalhar. Seu tio, Jean Carlos, jogou pelo clube da cidade, o CRB. Além deles, o marido de sua prima, Carlos Hermano, mais conhecido como Neto Alagoano, jogou pelo Corinthians, em 2001. “Toda minha família foi puxada para a bola, eu quase que não tive alternativa. Foi uma coisa natural”, contou bem humorado.

Nos últimos três anos, o Bragantino vem em uma nova ascensão. Em 2017 retornou à elite do estadual e permanece desde então. Em 2019, foi anunciada a parceria. Já sob a nova gestão, o clube fez bela campanha na Série B, sagrando-se campeão com sete pontos de distância para o segundo colocado Sport.

Artilheiro dessa nova ascensão da equipe, Ytalo só tem elogios ao clube. “A estrutura aqui é muito boa e todo mundo se respeita. O pessoal da diretoria faz tudo com muita seriedade, então acho que é por isso que as coisas estão acontecendo aqui. Conseguimos manter a boa base do Paulistão do ano passado e depois reforçamos mais a equipe. Espero que esse bom momento possa continuar”, completou.

Com grande expectativa para a atual temporada, o Bragantino ocupa a liderança do Grupo D, com 17 pontos, já classificado às quartas de final e dono da quarta melhor campanha geral, atrás de Santo André, Palmeiras e São Paulo.

Por Futebol Paulista /// Foto: Divulgação - FPF
Ex-Paulista: Conheça trajetória de Ytalo, artilheiro do Paulistão Ex-Paulista: Conheça trajetória de Ytalo, artilheiro do Paulistão Reviewed by Thiago Batista on 13:10 Rating: 5