Por Thiago Batista
Foto: Thiago Batista

Em coletiva de imprensa no final da manhã desta quinta-feira (12), o Governo do estado de São Paulo mantém a liberação de públicos nos eventos esportivos – como por exemplo os jogos das Séries A1, A2 e A3 do Paulistão, em virtude dos casos registrados no estado do novo coronavírus, conhecida oficialmente no mundo científico por Covid-19.

“Neste momento, não há recomendação para o cancelamento de eventos públicos, independentemente do número de pessoas, seja no esporte, entretenimento ou conteúdo. Apenas pessoas com mais de 55 anos, que configuram grupo de risco, cabe a recomendação que evitem. Não temos decisões políticas, mas sanitárias”, declarou o governador Joao Doria, na coletiva.

A recomendação do infectologista David Uip — responsável pela coordenação de um comitê de contingenciamento é que pacientes vulneráveis (doenças crônicas e mais 60 anos) não deve ir a eventos e aglomerações. “A doença não atinge em geral pessoas com menos de 50 anos”, declarou Uip.

A expectativa das autoridades é de que o estado registre 45 mil casos da doença nos próximos quatro meses.

O estado de São Paulo contabiliza 46 casos confirmados do novo coronavírus, segundo balanço divulgado nesta quinta-feira (12) pela Secretaria Estadual da Saúde.

No balanço anterior: na quarta-feira (11), o estado registrava 30 casos confirmados. Dos 46 casos confirmados, 44 estão na capital, 1 em Ferraz de Vasconcelos e 1 em Santana de Parnaíba.

Em Jundiaí, conta com 15 casos suspeitos de coronavírus, que estão no aguardo de resultados. Até o presente momento, o município não registra casos confirmados da doença. Segundo a Prefeitura, familiares dos casos suspeitos identificados estão devidamente orientados pelas equipes de Saúde com relação às medidas preventivas para evitar contágio, como uso de máscaras, higienização das mãos e não compartilhamento de objetos de uso pessoal.