Header AD


18/03/2020

Por que o Coronavírus pode levar a sintomas graves e complicações



- Utilidade pública - 

O que faz o Novo Coroanvírus (Covid-19) causar complicações, principalmente em certos grupos de risco? Ainda que ao redor de 80% dos casos da infecção sejam assintomáticos e a maioria dos quadros com manifestação seja mais leve, um grupo de pessoas corre maior risco de complicações e morte.

Figuram nele idosos, portadores de doenças crônicas como diabetes e pressão alta, indivíduos em tratamento contra o câncer ou com a imunidade comprometida.

O fato é que os grupos de risco já determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) precisam ampliar a cautela, reforçando a adoção de medidas de higiene e isolamento social. Isso porque, em comum, eles tendem a apresentar uma imunidade menos apta a reagir a tempo e adequadamente ao coronavírus.

O envelhecimento e a presença de doenças crônicas costumam debilitar o sistema imune e facilitar qualquer tipo de infecção. E com a Covid-19 não é diferente. O agente infeccioso invade o organismo, em geral, pelas vias aéreas superiores (boca, nariz…) e, se há brechas nas defesas, consegue se multiplicar e migrar para os pulmões, causando estragos ali.

A diabetes é um caso pelas pessoas terem imunidade baixa. o problema é que, se uma infecção respiratória toma conta do pedaço, a tendência é a glicemia subir, desatando um círculo vicioso que abre ainda mais espaço para o inimigo.
Por que o Coronavírus pode levar a sintomas graves e complicações Por que o Coronavírus pode levar a sintomas graves e complicações Reviewed by Thiago Batista on 06:00 Rating: 5