27/03/2020

Proposta da Portuguesa para a A2 pode ajudar o Paulista na A3


Segundo reportagem publicada nesta quarta-feira (25) pelo site da ESPN, existe uma comissão de clubes que deseja o fim imediato da Série A2 do Estadual. E, Antonio Carlos Castanheira, presidente da Portuguesa, lidera este grupo, que propõe o acesso para os times que estão no G-8 do torneio antes da pausa na 12ª rodada, no último dia 17. Se isso ocorrer, indiretamente deve ajudar o Paulista a pelo menos se manter na A3.

Como a Lusa está na paralisação na oitava colocação, com 18 pontos, seria a maior beneficiada se isso acontecesse. Porém, a junta alega que a principal motivação é o medo da pandemia do novo coronavírus, já que ainda não existe nem uma possível data para o retorno dos torneios. Outro agravante é que o contrato da maioria dos atletas da Série A2 só vai até meados de abril. Sendo assim, os clubes não teriam elenco para terminar o torneio. E, o término antecipado do campeonato traria um alívio financeiro às agremiações.

Com oito times subindo da Série A2 para a A1 a elite teria 24 clubes. Não haveria rebaixamento, e a Série A2 o que pode também ocorrer na A3, o que salvaria o Galo, atual 16º colocado de uma eventual queda.

Como ficaria a A1
Com oito times subindo, a Série A1 teria um número recorde de participantes neste século. Se não houver nenhuma equipe rebaixada, o número subiria para 24. No entanto, a junta liderada pela Rubro-Verde tem duas opções para que o calendário não fique inflacionado.

A primeira seria uma espécie de seletiva para realmente entrar na Série A1. Disputada antes do torneio, sem os 4 maiores vencedores do Estado, o ‘pré-Paulistão’ definiria oito rebaixados para que o torneio siga no mesmo formato de 2020. A segunda, é criar dois grupos de 12 times, usando 11 datas na primeira fase (uma a menos que no atual formato). As quatro piores de cada chave cairiam ao término do torneio.

Na primeira opção, outros dois times caíram no Paulista, mantendo em 16 o número de participantes para 2022. Já na segunda, caso oito clubes sejam rebaixados e dois subam na A2, o torneio ainda teria 18 clubes em 2022.

A proposta que as equipes devem entregar para a FPF (Federação Paulista de Futebol) ainda sugere que nenhum time seja rebaixado à Série A3.

Por Thiago Batista
Proposta da Portuguesa para a A2 pode ajudar o Paulista na A3 Proposta da Portuguesa para a A2 pode ajudar o Paulista na A3 Reviewed by Thiago Batista on 12:55 Rating: 5