Por Assessoria de imprensa da Prefeitura de Várzea Paulista

O time feminino de futebol de campo da Vila Real, em Várzea Paulista participará da edição 2020 da Taça das Favelas, campeonato realizado pela Central Única das Favelas desde 2011. O evento é considerado o maior torneio entre favelas do mundo. Mulheres a partir de 15 anos, interessadas em participar devem realizar a inscrição apenas através do site www.tacadasfavelas.com.br.

Esta temporada será a primeira na qual os municípios da região participarão. A chefe de campeonatos da Prefeitura de Várzea Paulista, Gerlândia Oliveira, explica que o campeonato não permite a participação de clubes, times de prefeituras e de níveis maiores. “A competição está ligada à comunidade, proporcionando uma participação mais efetiva para os atletas dos municípios, e as meninas daqui de Várzea Paulista podem vivenciar um campeonato de alto nível junto das outras equipes que também são de bairros pequenos e comunidades”.

Segundo o site oficial do campeonato, no caso das seleções femininas – que é o caso de Várzea Paulista, cinco participantes precisam ser da favela que disputa, e as outras podem ser de qualquer lugar. Já no caso do masculino, cinco deles podem ser de outras favelas e todos os outros devem ser da favela ou do complexo de favelas que está na competição. O objetivo principal da Taça, como o nome diz, é uma competição exclusiva para moradores de favelas que visam ressignificar esses territórios.

Caso a jovem atleta varzina queira participar, as inscrições são feitas exclusivamente no site da competição. Após este período, serão realizadas as peneiras para seleção das jogadoras nos dias 14 e 15 de março, no centro esportivo Romão de Souza, na Rua Luís Benachio, Colônia, Jundiaí. A competição terá início no dia 21 de março.