15/04/2020

Há 100 anos, Paulista conquistava o primeiro título em sua história


Em sua história, o Paulista conquistou diversos títulos importantes, como a Copa do Brasil em 2005, o Brasileirão da Série C em 2001 e os campeonatos Paulista da Série A2 nos anos de 1968 e 2001. Mas a história de glórias do clube de Jundiaí começou há exatos 100 anos, no dia 15 de abril de 1920, quando conquistou o "Troféu do Interior” diante do XV de Piracicaba, o primeiro título de sua gloriosa trajetória.

Na época, tal campeonato foi organizado pela Associação Paulista de Sports Athleticos, APEA, uma das instituições que regia o futebol na época. Apesar de ter sido válido pelo campeonato de 1919, as finais só foram decididas em 1920.

O campeonato
Doze equipes participaram do Troféu do Interior. Divididas em grupos regionalizados, as equipes chegavam à fase decisiva se vencessem seus respectivos grupos, o que foi o caso dos finalistas Paulista e XV de Piracicaba.

Na primeira semifinal após superar a fase de grupos, o vice-campeão XV de Piracicaba derrotou o Atlético Santista pelo placar de 2 a 0, em jogo único, conquistando assim seu lugar na decisão.

Na outra semifinal, o futuro campeão não teve a mesma facilidade. Enfrentando o Comercial, o Tricolor de Jundiaí precisou de dois jogos. Após um empate por 1 a 1, o time de Ribeirão Preto foi superado pelo placar de 3 a 2 no jogo-desempate.

A grande decisão do torneio foi disputada em 15 de abril de 1920, uma quinta-feira, no estádio da Ponte Grande, antigo campo do Corinthians. A final foi motivo de euforia para os habitantes de Jundiaí na época, que se mostravam ansiosas e otimistas para ver o clube da cidade conquistar seu primeiro título.

A bola rolou no estádio às 14h, com as arquibancadas se encontrando lotadas. O resultado? Um largo 5 a 1 em favor dos jundiaienses. Com gols marcados por Minguta e Batata (duas vezes cada), e Lamanares. Assim, o Paulista conquistava o primeiro título oficial em sua história.

Festa na cidade
Entusiasmada pelo título, a torcida do Tricolor fez uma bela festa de recepção aos campeões em Jundiaí. Jornais relatam que a população recebeu os atletas ainda na estação da S.P.R, que vinha da capital paulista.

Bandas de música e bandeirinhas do clube animavam e enfeitavam a comemoração. O cortejo ainda contou com uma ‘chuva de flores’ e uma festa enorme na sede da equipe, que durou até o outro dia.

Paulista de Jundiaí 5 x 1 XV de Piracicaba Local: estádio da Ponte Grande, São Paulo
Data: 15 de abril de 1920

Paulista: Bruno; Lilo e Paulino; Bertolini, Rosa e Tatu; Batata, Miguel, Camargo, Minguta e Lamaneres.

XV de Piracicaba: Carrara; Schimidt e Achiles; Chico Pousa, Carmo e Nardini; Falchi, Pio, Pereira, Barrento e Foguinho.

Gols: Minguta (2), Batata (2) e Lamaneres pelo Paulista. Barrento pelo XV



Por Natanel Oliveira - Futebol Paulista /// Foto: Divulgação
Há 100 anos, Paulista conquistava o primeiro título em sua história Há 100 anos, Paulista conquistava o primeiro título em sua história Reviewed by Thiago Batista de Olim on 17:38 Rating: 5