PUBLICIDADE

Basquete: Federação Paulista prevê atletas jogando de máscara

PUBLICIDADE


A Federação Paulista de Baskteball (FPB) divulgou na terça-feira (27) o seu protocolo para volta das suas competições, após a pandemia do novo coronavírus. E entre as medidas está a que os jogadores de basquete no estado estarão dentro de quadra utilizando máscaras faciais para jogar.

O protocolo autoriza a presença de público, com jogos podendo ocorrer com até 30% da capacidade de público previsto para o ginásio.

Nas competições da FPB, em 2020, está prevista a participação do Time Jundiaí no Estadual de baquete masculino da categoria sub-19.

No documento, a FPB explica que a estratégia de retomada das atividades dos clubes e campeonatos paulistas será baseada neste protocolo, mas que as orientações "não substituem nem sobrepõem as recomendações médicas e sanitárias estadual, municipais, qualquer tratamento ou diagnóstico".

Sobre testes, a FPB informa que a sugestão é que sejam feitos testes de PCR (swab nasofaríngeo ou oral) e detecção de anticorpos em todos os envolvidos (atletas e comissão técnica). Mas não será obrigatório os testes para saber se alguém tem ou não covid-19 e  seus anticorpos.

Apenas 10 jogadores
O protocolo também prevê que "os atletas jogarão com as máscaras de proteção de face" e que cada equipe poderá levar no máximo 10 jogadores para o ginásio. No banco só poderão se sentar, além deles, o técnico e o auxiliar, mantendo distância de 1m50. Os árbitros terão que utilizar luva, além da máscara, e as bolas do jogo deverão serem higienizadas com álcool, com um pano úmido, sempre que a partida parar.

Nos jogos, o clube mandante deverá deixar à disposição árbitros e mesários um pote de no mínimo 400g de álcool em gel ou um frasco de 1l de álcool, todos de 70º INPM. O time visitante deverá chegar até 45 minutos antes do jogo segundo o protocolo para sua higienização.

Treinamentos
Os clubes marcarão seus horários de treinamentos fora do horário de pico e aglomerações do transporte público, se necessário; diminuirão a carga do seu treinamento, visando evitar maiores contatos dos seus atletas com a população em geral.

Os times manterão em seu local de treinamento termômetros de temperatura corporal, de forma a medir a temperatura dos atletas ao adentrar no recinto esportivo, anotando diariamente as medidas em relatório próprio da categoria, que deverá ser mantido até o fim da pandemia.

Cada atleta deverá ter a sua garrafa de água e toalhas devidamente identificadas, não podendo cede-lá nem pegar emprestado de ninguém. As atividades no máximo podem ter aglomeração entre três pessoas.


Por Thiago Batista /// Foto: Divulgação

Basquete: Federação Paulista prevê atletas jogando de máscara Basquete: Federação Paulista prevê atletas jogando de máscara Reviewed by Thiago Batista on 16:16 Rating: 5
PUBLICIDADE