A Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Esporte e Lazer, divulgou no dia 13 de maio uma portaria que estabelece o novo calendário de eventos da Divisão de Esportes para o ano de 2020. Os Jogos Regionais, tradicionalmente realizadas no mês de julho, as disputas nas oito regiões esportivas de São Paulo aparecem no novo calendário da coordenaria de 1 a 31 de outubro. E a disputa pode não ser em uma única cidade.

A organização trabalhará em cima dessas datas, mas o que ainda dependerá de estudos é sobre como serão os formatos das disputas.

Uma possibilidade ventilada é desmembrar os Jogos Regionais em várias cidades ou em finais de semana, com diferentes sedes. Por exemplo: realizar o torneio de futsal em um município, o de basquete em outro, atletismo em outra localidade e assim por diante.

Se for adotado este sistema, será uma novidade, pois tradicionalmente cada Jogos Regionais tem a sua cidade-sede. Outros pontos levantados para que haja a cogitação pela mudança na estrutura está no fato de partidas poderem ficar sem público e alojamentos nem existirem.

Os Jogos Abertos do Interior estão em dezembro, previstos para Sorocaba. A agenda de eventos da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo pode sofrer novas alterações conforme o quadro da covid-19.

Por Thiago Batista /// Foto: Divulgação