11/05/2020

Paulista 111 anos: Primeiro título nacional veio neste século



Desde o dia 10 de maio até 17 de maio, o Esporte Jundiaí colocará no ar textos relembrando um pouco a história gloriosa do Paulista Futebol Clube, que no próximo dia 17 comemora 111 anos de existência.

O Paulista comemorou o seu primeiro título nacional apenas neste século. Uma conquista importante que deu grande visibilidade ao Tricolor por uma década. A Série C do Brasileiro ganha em 2001 foi um título levado de forma merecida e com um grande time, com jogadores que se destacaram no cenário nacional.

Nos pontos corridos, o Galo, ainda como o nome de Etti de Jundiaí – devido a parceria com a Parmalat, foi a melhor equipe. Foram 52 pontos conquistados, 14 a mais que a segunda melhor campanha geral, do Guarany de Sobral. O Tricolor venceu 16 vezes, obteve quatro empates e foram apenas duas derrotas. Foram 48 gols marcados e 18 sofridos.

Jean Carlos, atacante carioca e irreverente, foi o principal goleador do Paulista e da competição com 14 gols. No sistema defensivo, quatro nomes se destacaram no futebol brasileiro: Artur depois fez carreira de sucesso no Cruzeiro e na Europa pelo Benfica. Fábio Vidal e Anderson foram campeões da Copa do Brasil pelo Galo em 2005. Thiago Martinelli atuou por Vasco e São Caetano. No meio-campo, pode-se dizer quatro grandes jogadores: Vagner Mancini – dispensa apresentações, Fábio Gomes – com passagens de sucesso por Sport e Palmeiras, Maurinho – fez parte do Meninos da Vila de 2002 e da Tríplice Coroa do Cruzeiro de 2003 e Marcinho – meia-atacante que jogou com brilhantismo por Athletico-PR, Palmeiras, São Caetano e Corinthians. Ainda no setor ofensivo, o meia Ricardinho, que chegou a vestir as camisas de Botafogo e Inter de Porto Alegre.

Por Thiago Batista
Paulista 111 anos: Primeiro título nacional veio neste século Paulista 111 anos: Primeiro título nacional veio neste século Reviewed by Thiago Batista on 10:00 Rating: 5