PUBLICIDADE

Repleto de histórias, estádio Jayme Cintra completa 63 anos

PUBLICIDADE


Há 63 anos, era inaugurado um dos estádios mais tradicionais do futebol paulista, além de ser ponto marcante de Jundiaí: o estádio Jayme Cintra. Das suas arquibancadas, os torcedores viram diversas conquistas e boas campanhas da equipe, desde o título da Copa do Brasil de 2005 até históricas partidas na única participação do clube na Copa Libertadores, em 2006.

Inaugurado no dia 30 de maio de 1957, a primeira partida no estádio foi marcante. Enfrentando o Palmeiras em uma partida amistosa, os mandantes saíram vitoriosos por um placar de 3 a 1 – além disso, Belmiro, jogador do Paulista, foi responsável pelo primeiro gol no novo campo, logo aos quatro minutos de jogo.

Fundado em 1909, o Paulista anteriormente tinha sua casa no coração da cidade de Jundiaí: o estádio da Vila Leme, localizado no centro. Ainda vivendo a fase do futebol amador, o clube tricolor se tornou o principal time de futebol da cidade, batendo de frente diversas vezes com as principais equipes do futebol paulista.

No final da década de 40, o antigo estádio ficou pequeno para o tamanho que o Paulista estava adquirindo no cenário estadual. Até que em 1952, os dirigentes da equipe resolveram construir um novo campo para abrigar o clube de Jundiaí.

Ainda nos anos 40, o nome do estádio já estava certo. O campo foi batizado em homenagem à Jayme Pinheiro de Ulhôa Cintra, um dos principais torcedores do Paulista. Ex-presidente da antiga e extinta Companhia Paulista de Estradas de Ferro (cujo funcionários fundaram o clube), o engenheiro foi peça-chave no crescimento da equipe, auxiliando na construção do estádio.

Grandes jogos e campanhas
Assim como o clube, consequentemente o estádio Jayme Cintra presenciou momentos históricos e marcantes na história do Paulista. Foi em suas arquibancadas que a torcida tricolor presenciou a vitória do time em cima do Fluminense por 2 a 0, abrindo caminho para a conquista da Copa do Brasil de 2005.

O estádio também abrigou um dos maiores jogos da história do clube: a vitória por 2 a 1 em cima do gigante argentino River Plate, em partida válida pela quarta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores de 2006. Também no Jayme Cintra que a torcida testemunhou as campanhas vencedoras do Campeonato Brasileiro da Série C de 2001, além do bicampeão das Copas Paulistas de 2010 e 2011.

Por Thiago Batista /// Foto: Divulgação
Repleto de histórias, estádio Jayme Cintra completa 63 anos Repleto de histórias, estádio Jayme Cintra completa 63 anos Reviewed by Thiago Batista on 17:22 Rating: 5
PUBLICIDADE