PUBLICIDADE

Giba e Ernesto Staeheli devem virar nome de ruas em Jundiaí na terça-feira

PUBLICIDADE


A sessão da Câmara de Jundiaí desta terça-feira (26) vai homenagear dois ícones do esporte que fizeram muito por Jundiaí. Antônio Gilberto Maniaes, o Giba e Ernesto Staeheli Neto vão virar nome de duas ruas no loteamento Jardim Atenas, no Bairro Moisés. Os projetos de lei que entram em votação são de autoria de todos os 19 vereadores da atual legislatura.

Giba faleceu em 24 de junho de 2014, com 52 anos, de amiloidose, uma doença rara que afeta os rins. Ernesto faleceu dia 22 de dezembro de 2017, vítima de infarto.
O projeto de lei 13198/2020, denomina “rua Antonio Gilberto Maniaes – ‘Giba’” a rua 3 do loteamento Jardim Atenas, no Bairro Moisés. Já o projeto 13195/2020 , denomina “rua Ernesto Staeheli Neto a rua 2 do mesmo loteamento.

“São dois nomes que fizeram muito pelo esporte e por Jundiaí. A homenagem é pequena diante da grandiosidade do trabalho dos dois. Falar em polo aquático, é falar do trabalho do professor Ernesto Staeheli na modalidade e no Clube Jundiaiense. Eu particularmente tinha um carinho pelo Ernesto pela convivência no clube e pelos ensinamentos. Ele revelou grandes talentos para a cidade e era uma das figuras mais respeitadas do polo no Brasil. Com suas conquistas históricas, ele é uma referência na cidade e ídolo entre os torcedores. Todas as alegrias que ele proporcionou aos torcedores do Galo estão guardadas eternamente dentro dos nossos corações. Eu como atleta, esportista e jundiaiense fico honrado em ter uma rua com o nome do Giba e também do Ernesto aqui”, explica Cristiano Lopes, um dos autores do projeto, via sua assessoria de imprensa.

Giba
Apesar de nascer em Cordeirópolis, o ex-técnico do Paulista, Antônio Gilberto Maniaes, o Giba, fez sucesso na Terra da Uva. Giba é o técnico mais vitorioso da história do Paulista. Ao todo, ele comandou o Galo de Jundiaí em 145 jogos, com 65 vitórias, 36 empates e 44 derrotas. No clube, conquistou a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 1997, o Campeonato Paulista e Campeonato Brasileiro da Série C, ambos em 2001.

Giba dirigiu o Paulista por sete vezes: 1996 (quando o clube se chamava Lousano Paulista), 2001, 2002, 2008, 2009, 2013 e 2014.

Em 2013, Giba também foi homenageado pela Câmara Municipal de Jundiaí com o título de “Cidadão Jundiaiense”.


Ernesto
Ernesto Staeheli Neto nasceu em 1962 e tem o seu nome entre o dos grandes do esporte jundiaiense e do polo aquático brasileiro.

Ele foi grande esportista e incentivador do polo aquático. Coordenou o time de polo do Clube Jundiaiense e dedicou 30 anos de sua vida a este esporte.

Sob seu comando, o polo aquático do Clube Jundiaiense virou referência no Brasil e é respeitado por todo o país. Sob sua gestão, o Clube se transformou em uma grande força da modalidade e deixou como legado um grande trabalho de formação de atletas.

Por Redação Esporte Jundiaí /// Fotos: Divulgação
Giba e Ernesto Staeheli devem virar nome de ruas em Jundiaí na terça-feira Giba e Ernesto Staeheli devem virar nome de ruas em Jundiaí na terça-feira Reviewed by Thiago Batista on 10:00 Rating: 5
PUBLICIDADE