O goleiro argentino Marchesin cometeu um erro infantil no retorno do Campeonato Português. Um equivoco aos dois minutos do segundo tempo que pode fazer o seu time, o Porto, perder o título da Liga. Nesta quarta-feira (3), em Vila Nova de Famalicão, o Famalicão derrotou o Porto por 2 a 1, e pode tirar o seu adversário da liderança da competição, ao final da rodada. Fábio Martins e Pedro Gonçalves marcaram para os mandantes, enquanto Corona (isso mesmo) fez dos visitantes.
Com 60 pontos, o Porto tem um ponto de vantagem para o seu eterno rival, o Benfica, que joga nesta quinta-feira (4), às 15h15, em casa, no estádio da Luz, contra o Tondela. O time de Lisboa assume a liderança com uma vitória. Se o Benfica empatar, o time do Dragão permanece na liderança pelo critério de desempate (confronto direto, onde o Porto venceu os dois confrontos).
Retornando a elite portuguesa depois de 16 anos, o Famalicão com a vitória chega aos 40 pontos e assume provisoriamente a 5ª colocação, ficando a dois pontos do Sporting, 4º colocado, e último classificado para a próxima temporada da Liga Europa.
Eficiência
O Famalicão mostrou eficiência no jogo todo. Foram apenas seis finalizações em todo jogo e aproveitou duas para marcar os gols. O Porto, com 58% de posse de bola na partida, chutou 16 vezes, mas muitas vezes em chutes fracos e fácil defesa do goleiro Rafael Defendi. A equipe do Dragão ainda teve sete escanteios ao seu favor, e não soube aproveitar a jogada área. O seu adversário não teve nenhum “tiro de esquina” nos 90 minutos.
O jogo
O primeiro tempo do confronto entre Famalicão e Porto não teve grandes lances. A melhor chance foi de Tiquinho Soares, em cabeçada perto dos 40 minutos do primeiro tempo, que passou a direita do gol defendido pelo brasileiro Rafael Defendi.
O Famalicão saiu de campo reclamando da não marcação de um pênalti, em um lance que envolveu o zagueiro luso-brasileiro Pepe com o argentino Diogo Gonçalves.
Só que uma saída errada do goleiro Marchesin, o Famalicão com dois minutos do segundo tempo abriu o placar. O goleiro recebeu bola recuada fora da sua meta, e fez um passe errado e deu a bola de presente para Fábio Martins, com gol vazio abrir o placar e anotar o seu oitavo tento na competição.
O segundo tempo mostrou que foi diferente dos sonolentos 45 minutos iniciais. O Porto pressionou bastante em busca do empate e conseguiu aos 28 minutos. Após cruzamento de Sérgio Oliveira da esquerda, Corona recebeu livre na direita e chutou cruzado para marcar o 1 a 1.
Só que o Famalicão mostrou em campo o motivo de estar sendo a grande surpresa da temporada. Quatro minutos após sofrer o empate, ficou novamente na frente. E foi um belo gol do meio-campista Pedro Gonçalves, que enfileirou adversários e da entrada da área acertou um belo chute, anotando o 2 a 1 para os donos da casa.
Na próxima rodada, o Famalicão enfrenta o Gil Vicente, fora de casa, na terça-feira (9), às 17h [de Brasília]. No dia seguinte, na quarta-feira (10), às 17h30, em casa, o Porto recebe o Marítimo.
FAMALICÃO
2
|
PORTO
1
| |
Rafael Defendi
GOL
Ivo Pinto
LAT
Nenhuén Perez ■
ZAG
Roderick
ZAG
Alex Centelles ■▼
LAT
▲ Walterson
LAT
Racic
MEC
Pedro Gonçalves ⚽
MEC
Rubén Lameiras ▼
MEC
▲ Patrick William
ZAG
Diogo Gonçalves
PON
Toni Martinez ■
ATA
Fábio Martins ⚽ ▼
PON
▲ Guga
MEC
João Pedro Souza
TEC
|
Marchesin
GOL
Corona ⚽
LAT
Pepe
ZAG
Mbemba
ZAG
Manafá
LAT
Danilo Pereira ▼
VOL
▲ Zé Luís
ATA
Sérgio Oliveira
VOL
Otávio ■
MEC
Luis Díaz
MEC
Marega
ATA
Tiquinho Soares ▼
ATA
▲ Aboubakar
ATA
Sergio Conceição
TEC
| |
⚽ Fábio Martins, aos 2min do 2º tempo (1-0)
⚽ Corona, aos 28min do 2º tempo (1-1)
⚽ Pedro Gonçalves, aos 32min do 2º tempo (2-1)
■ Vitor Bruno, assistente do Porto, aos 13min do 2º tempo (direto)
Árbitro: Nuno Almeida
Auxiliares: André Campos e Venâncio Tomé
VAR: Luís Ferreira
Estádio Municipal de Famalicão, em Vila Nova de Famalicão
Jogo sem presença de público por conta da covid-19
|
Por Thiago Batista /// Foto: FC Porto