O ginásio do Sesão é um local onde glórias esportivas de Jundiaí foram presenciadas. Vitórias de equipes da cidade, como por exemplo da seleção de futsal de Jundiaí na Copa Tv Aliança foram presenciadas no local. Só que neste momento, o local virou a casa das vitórias da saúde da Terra da Uva. Desde quarta-feira, o Sesão é um posto para a realização de testagem agendada da covid-19 através do serviço 156.

Ao todo, Jundiaí conta com 20 mil testes rápidos para detecção do novo coronavírus, sendo 10 mil adquiridos pelo município e outros 10 mil recebidos pelo Ministério da Saúde.

O uso do espaço foi acordado entre Prefeitura de Jundiaí e Federação das Indústrias do Estado e São Paulo (Fiesp).

De acordo com o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, a testagem reduz a subnotificação e proporciona clareza em relação ao cenário da doença. Assim como para os outros postos, a testagem é agendada pelo Disque 156 Coronavírus, para pessoas que já tenham superado o período de viremia.

“Além dos testes destinados para a população que registra sintomas gripais e os assintomáticos, que estão sendo testados pelo inquérito epidemiológico, Jundiaí ainda oferece a testagem para idosos abrigados em instituições de longa permanência. Com isso, testaremos 5% da população da cidade, percentual de destaque no cenário de combate à pandemia”, detalhou o gestor ao site da Prefeitura de Jundiaí.

Por Thiago Batista /// Foto: Divulgação