PUBLICIDADE

Protocolo de retorno do futebol em SP garante segurança em treinos e futuras partidas

PUBLICIDADE


No último dia 17 de junho, o governador João Doria, o coordenador do Centro de Contigência ao Coronavírus em São Paulo Carlos Carvalho e o secretário de Esportes Aildo Ferreira anunciaram a aprovação do protocolo proposto pela Federação Paulista de Futebol, autorizando o retorno aos treinamentos no dia 1º de julho.

Com isso, os clubes tiveram tempo para testar atletas e demais funcionários, bem como de preparar suas estruturas em centros de treinamento, respeitando orientações de distanciamento social, higiene e outras regras, como utilização de máscaras (menos para atletas durante atividades físicas) e aferição de temperatura de todos os presentes.

O retorno aos treinos só será permitido depois que atletas e demais profissionais forem submetidos a exames prévios do tipo PCR – com coleta de amostras de mucosa nasal e saliva – e os chamados testes rápidos, que são feitos geralmente com a coleta de uma pequena amostra de sangue.

“Estes protocolos referem-se apenas ao retorno aos treinamentos, a retomada das partidas será avaliada em fases posteriores e sempre em conjunto com a Federação Paulista de Futebol e a CBF”, afirmou o governador, em entrevista ao site da Secretaria Estadual de Esportes. “Sabemos que vamos contar com a colaboração de dirigentes das equipes do estado. Tenho a convicção que nenhum dirigente esportivo deseja o mal e o risco a atletas e profissionais que atuam em comissões técnicas”, acrescentou Doria.

O secretário Aildo Ferreira salientou a preocupação do Governo do Estado com um retorno seguro a todos os envolvidos nos treinamentos e posteriormente nas partidas do Campeonato Paulista.

“É fundamental contar com tempo para realizar testes, isolar casos positivos e retornar com segurança. Com foco na saúde, na vida e na ciência, estamos estabelecendo o retorno do futebol e de outras modalidades”, concluiu o secretário, sempre frisando o integral respeito às determinações do Centro de Contingência ao Coronavírus em São Paulo.

Protocolo das demais modalidades
O protocolo das outras modalidades esportivas e a amadoras, como também para o futebol amador que deveria ter sido anunciado na sexta-feira (26) pelo governador do estado, não chegou a ser falado na coletiva. Na semana passada, quando anunciou que os treinos dos clubes de futebol da A1 estavam liberados para 1º de julho, Doria havia dito na coletiva que os protocolos para as demais modalidades seria anunciado no dia 26, mas não ocorreu.

Por Thiago Batista /// Foto: Divulgação
Protocolo de retorno do futebol em SP garante segurança em treinos e futuras partidas Protocolo de retorno do futebol em SP garante segurança em treinos e futuras partidas Reviewed by Thiago Batista on 17:00 Rating: 5

Últimas - Confira!!!

PUBLICIDADE