Sem campeão mundial em 2020? Fifa deve anunciar cancelamento do Mundial de Clubes - Esporte Jundiaí

Propagandas

Sem campeão mundial em 2020? Fifa deve anunciar cancelamento do Mundial de Clubes



Em coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (25), o presidente da Fifa, Gianni Infantino confirmou que a Copa do Mundo de clubes, ou Mundial de clubes, que aconteceria em dezembro, no Catar, está próximo de oficialmente ser adiada.

Segundo Infantino ainda não tem data para ocorrer a próxima edição do Mundial de clubes: ou no fim deste ano, no meio do ano que vem ou no final de 2021. Era a única competição da Fifa em 2020 que falta adiar. A entidade está monitorando a situação dos torneios continentais antes de tomar a decisão. 

Infantino ainda deixou totalmente aberto quando será a primeira Copa do Mundo de clubes com 24 times. Estava previsto para junho de 2021, período que foi cedido para Eurocopa e Copa América. "Pode ser em outro momento de 2021, em 2022 ou até em 2023. Está aberto. Não é a prioridade agora", declarou. O último clube brasileiro campeão mundial foi o Corinthians na temporada de 2012.

Eliminatórias da Copa do Mundo de seleções de 2022
A Fifa oficializou nesta quinta-feira mudanças em seu calendário por conta da pandemia do novo coronavírus. O presidente Gianni Infantino anunciou em entrevista coletiva que está confirmado para setembro o início das eliminatórias para a Copa do Mundo de seleções de 2022 na América do Sul e na Europa, que iniciariam a disputa em março.

A entidade também preferiu já adiar a repescagem das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 - que serão realizadas em junho daquele ano, e não mais em março, como previsto inicialmente. O Mundial do Catar está marcado para dezembro daquele ano.

Olímpiada de 2021
A entidade aprovou o novo regulamento para o torneio de futebol das Olimpíadas de Tóquio, que foram adiadas para agosto de 2021. Será permitida a participação de atletas com até 24 anos (em vez dos tradicionais 23), e foi confirmada a utilização do sistema de árbitro assistente de vídeo (VAR).

Por Thiago Batista /// Foto: Divulgação