PUBLICIDADE

Alessandro Zanardi sofre grave acidente durante prova de paraciclismo

PUBLICIDADE


O ex-piloto de Fórmula Indy e da Fórmula Um e atualmente paratleta de ciclismo Alessandro Zanardi sofreu um grave acidente durante uma etapa de um prova de paraciclismo em Pienza, na província de Siena, na Itália.

O incidente ocorreu no quilômetro 146 da estrada local e envolveu um "veículo pesado".   De acordo com informações iniciais da imprensa local, o incidente foi grave e exigiu resgate de helicóptero para o atleta.

O italiano, bicampeão da antiga Cart e dono de quatro medalhas de ouro paralímpicas. Zanardi participava de uma das etapas do Obiettivo Tricolore (Objetivo Tricolor), uma jornada que reúne participantes de atletas paralímpicos em bicicletas de mão, bicicletas ou cadeiras de rodas olímpicas.


Resgatado, Alessandro foi até o hospital Le Scotte di Siena. O jornal ‘Corriere della Sera’ informou que o estado de saúde de Zanardi é muito grave e que se fala em “múltiplos traumas”.

O acidente aconteceu poucas horas após a BMW anunciar o retorno de Zanardi às pistas. O italiano planeja disputar a etapa de Monza do Campeonato Italiano de GT pela marca alemã.

Zanardi brilhou no automobilismo nos anos 90. Participou da Fórmula 1 entre 1991 e 1994 e 1999, onde correu nas equipes Jordan, Minardi, Lotus e Willians. Mas sua carreira foi de brilho na Fórmula Indy onde participou entre 1996 e 1998 pela Chip Ganassi e 2001 na Mo Nunn. Na Fórmula Indy (Campeonato ChampCart) foi campeão das temporadas de 1997 e 1998.

Em setembro de 2001, sofreu um grave acidente no circuito oval EuroSpeedway Lausitz, na Alemanha que quase o matou. Zanardi brigava pela vitória da prova quando, após um pit stop, rodou e ficou atravessado na pista. Ele foi atingido em cheio pelo carro do canadense Alex Tagliani. Zanardi teve as pernas severamente comprometidas no acidente, foi submetido a diversas cirurgias de emergência e precisou amputá-las acima do joelho. Ele chegou a perder três quartos do sangue corporal e correu sério risco de morte, precisando ser reanimado por sete vezes.


No ano de 2007, Zanardi adotou o paraciclismo como novo esporte. Em setembro de 2012, nos Jogos Paralimpícos de Londres, conquistou três medalhas no ciclismo, sendo duas de ouro e uma de prata. A primeira medalha de ouro veio com a vitória na corrida contra-relógio, categoria H4, com o tempo de 24min50s22. Dois dias depois, Zanardi venceu também a prova de estrada, na categoria H4, com o tempo de 2h00min32s. A medalha de prata foi conquistada no revezamento por equipe. A seleção italiana completou a prova em segundo lugar, com o tempo de 30min50s, apenas 43 segundos atrás dos Estados Unidos, que venceram a corrida.

Nos Jogos Paralímpicos do Rio-2016, Zanardi conquistou mais 2 ouros e uma prata, tornando-se, assim, o maior campeão do Paraciclismo nos Jogos Paralímpicos, com quatro medalhas de ouro e duas de prata.

Por Thiago Batista /// Fotos: Divulgação
Alessandro Zanardi sofre grave acidente durante prova de paraciclismo Alessandro Zanardi sofre grave acidente durante prova de paraciclismo Reviewed by Thiago Batista on 13:37 Rating: 5

Últimas - Confira!!!

PUBLICIDADE