A Fifa divulgou nesta quarta-feira, dia 15, um desenho da tabela da Copa do Mundo de 2022, que será realizada no Catar. Com os horários e as sedes definidas, percebe-se que a entidade e o Comitê Organizador pensaram em uma competição mais compacta, com quatro jogos por dia na fase de grupos. E o fã de futebol terá que acordar cedo – 7h da manhã pelo horário de Brasília (sem horário de verão). A final está marcada para 18 de dezembro, um domingo, a meio-dia de Brasília.

A novidade no Catar será a fase de grupos com quatro jogos por dia, sendo realizada com menos datas, em 12 apenas. No horário de Brasília, caso não haja o horário de verão, os jogos terão os seguintes horários por fase:
Fase de grupos (1ª fase) / 1ª e 2ª rodadas – Entre 21 de novembro e 28 de novembro: 7h, 10h, 13h e 16h – sempre quatro jogos por dia (de Brasília, sem horário de verão)
Fase de grupos (1ª fase) / Última rodada – Entre 29 de novembro e 2 de dezembro – 12h e 16h – sempre quatro jogos por dia, sendo dois em cada horário (de Brasília, sem horário de verão
Oitavas de final – Entre 3 e 6 de dezembro: 12h e 16h - sempre dois jogos por dia (de Brasília, sem horário de verão)
Quartas de final – 9 e 10 de dezembro: 12h e 16h - sempre dois jogos por dia (de Brasília, sem horário de verão)
Semifinal – 13 e 14 de dezembro: 16h – um jogo por dia (de Brasília, sem horário de verão)
Disputa do 3º lugar – 17 de dezembro: 12h (de Brasília, sem horário de verão)
Final – 18 de dezembro: 12h (de Brasília, sem horário de verão)

Datas chaves da Copa do Mundo
21 de novembro (segunda-feira) – Dia de abertura, com jogo de abertura às 7h da manhã (de Brasília, sem horário de verão) e com três jogos no restante do dia
2 de dezembro (sexta-feira) – Último dia da fase de grupos
3 de dezembro (sábado) – Início dos playoffs com dois jogos das oitavas de final
7 de dezembro (quarta-feira) – Primeiro dia do Mundial sem jogos
9 e 10 de dezembro – Disputa das quartas de final
13 e 14 de dezembro – Disputa das semifinais
18 de dezembro – Final da Copa

Novidade
A Fifa destacou ainda que a tabela da Copa do Mundo de 2022 terá novidade importante com relação às anteriores. A entidade apontou que poderá modificar horários depois do sorteio final, quando as seleções já estiverem definidas, em março de 2022. A flexibilidade serviria para agradar aos donos dos direitos de transmissão, além de permitir o deslocamento de fãs e equipes.


Por Thiago Batista
Foto: FIFA