O Palmeiras acertou nesta quinta-feira (9) o empréstimo do atacante Dudu ao Al-Duhail, do Qatar. O jogador de 28 anos deixa o clube alviverde depois de cinco temporadas e meia. O clube catariano pagará 7 milhões de euros (R$ 42,2 milhões) por um ano de contrato e pode exercer a compra do atacante por mais 6 milhões de euros (R$ 36,2 milhões).

Problemas pessoais
A transferência acontece em meio a diversas polemicas no âmbito pessoal. No último dia 23 de junho, o jogador viu o seu nome envolvido em uma polêmica. Dudu foi acusado de agressão pela esposa Mallu Ohana e sua imagem foi vinculada às notícias policiais. O jogador chegou a prestar depoimento na Delegacia da Mulher e negou a versão de Mallu. Na ocasião, ele disse que imagens gravadas no condomínio onde ela mora provariam sua inocência.

Outro caso que envolve o jogador foi revelado essa semana pela jornalista Fábia Oliveira, do Jornal O Dia. Há três anos a vendedora mineira Sasha Araújo briga na Justiça para conseguir um exame de DNA do jogador Dudu, do Palmeiras.

Gols
Sempre com a camisa 7 às costas, Dudu se tornou o artilheiro do século 21 do clube alviverde. O atleta soma 70 gols pelo Palmeiras, 16 a mais que Vagner Love, o segundo colocado. Na artilharia geral do Palmeiras, Dudu ocupa o 32º lugar. O atacante estava perto de superar o ex-atacante Nei, que marcou 71 gols com a camisa alviverde.

Dudu vestiu a camisa do alviverde 305 vezes. Apesar da quantidade de gols, a média de gols é de 0,22 – ele precisava de cinco jogos para marcar um gol, em média. No clube ele foi campeão duas vezes do Brasileirão (2016 e 2018) e uma vez da Copa do Brasil (2005).

Sua chegada no Palmeiras
Dudu foi contratado pelo Palmeiras no início de 2015, após a diretoria de futebol comandada por Alexandre Mattos aplicar um chapéu em São Paulo e Corinthians. O atacante tinha contrato com o Palmeiras válido até 31 de dezembro de 2023. O clube do Oriente Médio já havia demonstrado interesse e sondado a situação do jogador nas últimas semanas.

Por Thiago Batista
Foto: Divulgação - Palmeiras