O esporte na região de Jundiaí e de Campinas está paralisado desde 20 de março, devido a pandemia do novo coronavírus, e os números mostram que vai demorar para retornar a disputa das modalidades. Por mais uma semana a região continua na fase vermelha do Plano São Paulo.

Com isso pela terceira semana consecutiva permanece restrições para atividades econômicas, de lazer e esportivas na região. Somente o comércio e atividades essenciais podem funcionar. Atividades esportivas como treinamentos e realização de jogos esportivos continuam vetadas (o Esporte Jundiaí vem recebendo denúncias de jogos de futebol society todos os dias na região do Ivoturucaia).

“A aceleração está se dando de forma mais contundente no interior. Mas o Estado segue aumentando a capacidade hospitalar, mantendo o atendimento para todas as pessoas”, disse o secretário de desenvolvimento regional, Marco Vinholi. Ele apontou aumento 11% na capacidade hospitalar estadual em UTIs em relação à semana passada, passando de 20,3 leitos por 100 mil habitantes para 23,3 vagas e distribuição de 259 novos respiradores para suporte a pacientes em estado grave.

“Nós ainda estamos em quarentena e isso exige atenção redobrada das pessoas. A quarentena exige obediência rigorosa aos critérios sanitários aprovados pelo Centro de Contingência da Covid-19 para o estado de São Paulo”, alertou o governador João Doria. A próxima reclassificação do Plano São Paulo está prevista para a próxima sexta (24).

Por Thiago Batista
Foto: Divulgação