PUBLICIDADE

Governo de SP afrouxa regras do Plano SP e isso pode beneficiar o esporte

PUBLICIDADE


O governador de São Paulo, João Doria anunciou, nesta segunda-feira (27) novas regras para o plano de flexibilização da quarentena nos municípios paulistas, chamadas de "recalibragem técnica". A principal alteração anunciada pela equipe econômica e pelo Centro de Contingência foi o afrouxamento no índice mínimo de ocupação dos leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva). Isso pode “beneficiar” o esporte, que pode voltar até mais rápido do que era esperado.

A mudança foi estudada ao longo do mês de julho, após a conclusão das autoridades paulistas de que as regras atuais do chamado Plano São Paulo obrigam leitos a permanecer abertos sem necessidade e dificultam o progresso de regiões para as fases verde (fase 4) e azul (fase 5), as últimas da retomada. O esporte poderia voltar na fase verde – exceto o Campeonato Paulista de futebol profissional que tem regras específicas, com jogos sem público ocorrendo na fase amarela (fase 3)

Atualmente, para que uma cidade possa evoluir para a fase verde, em que mais setores econômicos são autorizados a reabrir, inclusive a realização de atividades e competições esportivas, deve ter sua taxa de ocupação das UTIs abaixo dos 60%.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, afirmou que as mudanças estão baseadas nos seguintes critérios: estabilidade, com a implementação de regras que gerem maior estabilidade para a transição de fases das regiões do plano SP; liberação de capacidade hospitalar: novas regras de capacidade hospitalar para redirecionar leitos ociosos e a atualização na régua de dos indicadores de internações e óbitos para incorporar números totais.

O percentual foi alterado para 70% por algumas razões: primeiro, porque nas cidades em que a pandemia vive momento de estabilidade, a ocupação de 70% não é tão ameaçadora, pois o número de casos tem tendência de queda.

Segundo, porque, com tal flexibilização, seria possível deslocar alguns leitos de UTI exclusivos para covid que estão ociosos para atender pacientes com outras doenças.

Por Thiago Batista
Foto: Divulgação
Governo de SP afrouxa regras do Plano SP e isso pode beneficiar o esporte Governo de SP afrouxa regras do Plano SP e isso pode beneficiar o esporte Reviewed by Thiago Batista de Olim on 13:46 Rating: 5
PUBLICIDADE