No último jogo de competição nacional exibido no SBT, Galo venceu na telinha - Esporte Jundiaí

Propagandas

No último jogo de competição nacional exibido no SBT, Galo venceu na telinha



Nesta quarta-feira (14), depois de 17 anos o SBT volta a exibir um jogo de competição nacional para todo Brasil com a decisão do Campeonato Carioca entre Flamengo e Fluminense (nos últimos dois anos a emissora exibe apenas para afiliadas do Nordeste a Copa do Nordeste). Na última vez que exibiu jogos de um torneio estadual, o Paulista esteve presente e na telinha do “canal 4 de São Paulo”. E saiu vencedor: vitória sobre o São Paulo por 2 a 1.

Paulista e São Paulo se enfrentaram logo na primeira rodada do Paulistão de 2003, em Jundiaí, em jogo transmitido pelo SBT, no domingo de 26 de janeiro, para todo o Brasil.  O Tricolor do Morumbi, do técnico Oswaldo de Oliveira, tinha no seu time Rogério Ceni, Maldonado, Leonardo Moura, Luís Fabiano, Kleber Gladiador e Ricardinho. Mas não viram o ótimo futebol do Galo de Jundiaí que venceu a partida por 2 a 1.

Os dois gols do Paulista foram de jogadores do seu sistema defensivo: o lateral Luís Paulo, estreante daquela manhã, e o zagueiro Thiago Martinelli. Fábio Simplício anotou o gol do time da capital.

O jogo apitado por Sálvio Spinola Fagundes Filho e teve o Tricolor comandado por Edson Valandro (recém campeão da Série B pelo Criciúma) com Buzzetto; Luís Paulo, Anderson, Thiago e Julinho; Alemão (Léo), Vagner Mancini, Fábio Gomes e Júnior Ferreira (Guim); Camanducaia e João Paulo (Davi). 9.876 pagantes estiveram presentes no Jayme Cintra.

Audiência baixa
Em 2003, SBT, Globo e Record promoveram uma verdadeira batalha jurídica pelos direitos de transmissão. A Globo não aceitou de inicio o valor de R$ 12 milhões pela renovação dos direitos televisivos em tv aberta d o Campeonato Estadual. O SBT aceitou e a Federação Paulista de Futebol (FPF), na época presidida por Eduardo José Farah assinou contrato com a emissora.

Só que a Globo alegou que tinha uma cláusula para igual a oferta e levou a questão a Justiça, que até o fim do campeonato não resolveu a questão, com uma “chuva” de liminares para todos os lados.

A partida Paulista e São Paulo exibido na manhã de domingo teve audiência baixa na Grande São Paulo. Segundo matéria da Folha de São Paulo, aquele jogo apenas o SBT transmitiu, de acordo com a decisão judicial do fim de semana, e a emissora de Silvio Santos teve média de 11 pontos, contra 12 da Globo, que exibiu o Esporte Espetacular e a Turma do Didi no mesmo horário da partida de Jayme Cintra. O SBT chegou a ter picos de 14 pontos de audiência durante os 90 minutos, chegando em poucos momentos a liderar a audiência.

Na rodada seguinte, o Paulista teve seu segundo jogo exibido na televisão daquele estadual. O confronto contra o Santos foi mostrado no SporTV. O Galo perdeu do Peixe, na Vila Belmiro por 3 a 2 (Ricardo Oliveira – duas vezes e Alex marcaram para o Peixe, enquanto Anderson Batatais e Vagner Mancini marcaram para o time jundiaiense).

Por Thiago Batista