Em reunião virtual com os clubes participantes da Série A3 do Paulistão, a Federação Paulista de Futebol (FPF) definiu que a Comissão Médica da FPF e os médicos dos clubes participantes da competição se reunirão virtualmente nesta quarta-feira (29), às 18h30. No encontro, serão finalizados os protocolos de readaptação física e de retomada gradual dos treinamentos;

Os clubes solicitaram que o protocolo de readaptação física seja enviado ao Centro de Contingência do Coronavírus para que sejam autorizados os testes de covid-19, exames médicos, testes clínicos, físicos e fisiológicos a partir do dia 10 de agosto.

Após a aprovação, também será encaminhado o protocolo de retomada gradual dos treinamentos, solicitando autorização para retorno dos treinos no dia 17 de agosto.

Em sequência, será enviado ao Centro de Contingência do Coronavírus o Protocolo de Operação de jogo. Por maioria, os clubes sugeriram que a competição seja retomada no dia 20 de setembro, com término previsto para 21 de novembro. A data de reinício dependerá de autorização do Governo do Estado.

Segundo a FPF, o Regulamento Específico da Competição será mantido. Diante da paralisação do Campeonato por mais de quatro meses, se fez necessária apenas uma adequação nas datas das partidas, de registro e de inscrição de atletas. Deste modo, para a lista de inscrição, foi definido que os clubes poderão substituir os atletas que tiverem seus contratos vencidos. A FPF não cobrará taxa de inscrição.

Faltam quatro rodadas para terminar a primeira fase. O Paulista está na sua luta contra o rebaixamento. O Galo está em 16º e último lugar com apenas sete pontos. O Tricolor está cinco pontos do 14º, o antepenúltimo, e primeiro a sair da zona de rebaixamento, o Primavera (que tem 12 pontos).

A ordem de jogos do Paulista até o fim da primeira fase é a seguinte: Olímpia (em casa), Desportivo Brasil (fora), Linense (em casa) e Velo Clube (fora).

Se a competição seguir no ritmo de jogos domingo – quarta – domingo, as datas-bases das rodadas devem ser as seguintes para finalização da primeira fase: 12ª rodada em 20 de setembro, 13ª rodada em 23 de setembro, 14ª rodada em 27 de setembro e a rodada final no dia 30 de setembro.

Se a competição seguir no ritmo de jogos uma vez por semana as datas devem ser as seguintes para finalização da primeira fase: 12ª rodada em 20 de setembro, 13ª rodada em 27 de setembro, 14ª rodada em 4 de outubro e a última rodada em 11 de outubro.

Por Thiago Batista
Foto: Divulgação