A edição 2019/2020 da Liga dos Campeões da Europa poderá ter um finalista inédito. O sorteio das etapas finais da competição, realizado pela União das Associações Europeias de Futebol (Uefa) nesta sexta (10) colocou Atalanta (Itália), RB Leipzig (Alemanha), Paris Saint-Germain (França) no mesmo lado da chave, junto com o  Atlético de Madri (Espanha), único que já foi finalista nesta chave. As quatro equipes se classificaram antes da pandemia do novo coronavírus (covid-19) interromper o torneio, em 11 de março - clique aqui para conferir todas as datas até a decisão desta reta final da Liga dos Campeões.



O PSG, dos brasileiros Neymar, Marquinhos e Thiago Silva, eliminou os alemães do Borussia Dortmund na etapa anterior e terá pela frente o Atalanta. Apesar de favoritos, os franceses precisarão superar uma marca pouco agradável para seguir adiante na Champions: não vencem times italianos desde 1996. Já a equipe de Bergamo disputa a Liga dos Campeões pela primeira vez, vem de uma classificação sobre os espanhóis do Valencia e tem o terceiro melhor ataque entre as cinco maiores ligas do continente, com 85 gols.

O Leipzig, que encerrou o Campeonato Alemão em terceiro e superou nas oitavas de final o Tottenham (Inglaterra), vice-campeão europeu na temporada passada, medirá forças com o Atlético de Madri. Coube à equipe espanhola eliminar outro inglês, o Liverpool, atual campeão do continente na etapa anterior. O time madrilenho já chegou a três finais de Ligas dos Campeões, duas nesta década (2014 e 2016). Os alemães, por sua vez, disputam o torneio apenas pela segunda vez, sendo que é a primeira em que alcançam o mata-mata.

Nos outros confrontos das quartas de final o cruzamento está definido. Mas os times ainda não, já que quatro duelos das oitavas de final ainda dependem dos jogos de volta. O ganhador de Manchester City (Inglaterra) e Real Madrid (Espanha) enfrentará quem levar a melhor entre Juventus (Itália) e Lyon (França). No outro duelo, o vencedor de Barcelona (Espanha) e Napoli (Itália) pegará quem avançar de Bayern de Munique (Alemanha) e Chelsea (Inglaterra).

No último dia 17 de junho a Uefa anunciou que a retomada do torneio, a partir das quartas de final, seria toda ela realizada em Lisboa (Portugal), entre 12 e 23 de agosto, com partidas nos estádios José Alvalade (Sporting) e da Luz (Benfica), que receberá a decisão. Os confrontos serão todos com portões fechados. Na última quinta (9), a entidade anunciou que os jogos restantes das oitavas serão disputados na casa dos times mandantes, também sem público, entre 7 e 8 de agosto.

Por Redação Esporte Jundiaí