PUBLICIDADE

Paulista registra apenas um caso positivo de covid-19 entre 41 testados

PUBLICIDADE


O Paulista registrou apenas um caso positivo na primeira bateria de testes que realizou nos seus atletas e funcionários para detecção ou não da covid-19. O único jogador que testou positivo está isolado, em separado dos demais profissionais que estão no clube. Foram 41 pessoas testadas no total.

 

“Está pessoa está em isolamento, nos alojamentos da categoria sub-20 que é separado do alojamento da categoria profissional”, lembrou Mauro Brescancini, médico do Paulista.

 

Segundo Brescancini o caso positivo foi no PCR, e já foi feita a sorologia em todos, com os resultados saindo nesta quinta-feira (20). Na sorologia detecta se a pessoa está com o vírus ativo no corpo ou se o teste positivo foi causado pelos anticorpos.

 

“A ideia é diferenciar se é vírus antigo ou atual. As vezes você pode ter um vírus morrido e detectado na garganta do paciente e ele não está ativo. Somente na sorologia se o vírus está ativo, se são cicatrizes ou resquícios do vírus”, explicou Brescancini.

 

O clube somente divulgará o(s) nome(s) dos casos positivos se ocorrerem somente em caso de autorização do paciente.

 

Nova diretriz da CBF

Na semana passada, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) criou novo protocolo em que um atleta poderá atuar mesmo se testar positivo para o novo coronavírus, desde que sua contaminação tenha ocorrido dez dias antes.

 

Isso é baseado em norma do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) dos Estados Unidos, que diz que após um exame PCR positivo o isolamento de dez dias é suficiente para que o paciente não seja mais um transmissor da doença.

 

Com base nisso, a CBF liberou quatro jogadores do Atlético-GO para enfrentar o Flamengo no dia 12 de agosto, mesmo com resultado positivo do PCR em exames recentes. Segundo o estudo norte-americano, a presença do vírus pode permanecer ainda por dias e aparecer em testes, mas isso não fará com que a pessoa possa infectar outra ou que de fato esteja doente.

 

Por Thiago Batista

Paulista registra apenas um caso positivo de covid-19 entre 41 testados Paulista registra apenas um caso positivo de covid-19 entre 41 testados Reviewed by Thiago Batista de Olim on 12:00 Rating: 5

Últimas - Confira!!!

PUBLICIDADE