Na semana passada, a Secretaria Estadual de Esportes deixou a entender que os torneios amadores estavam com atividades liberadas. Mas na segunda-feira foi feita um esclarecimento e apenas algumas atividades de categoria adulto e profissionais estão liberadas. Modalidades coletivas com contato físico amadoras, escolares e de várzea ainda não estão liberadas.

 

“A pratica amadora ainda não tem protocolo aprovado, pois para seu retorno precisa-se de observação de um protocolo, e uma das recomendações do Comitê de Contingência é que tem que fazer exames nos atletas antes da prática, antes de se realizar a competição. A prática amadora em qualquer modalidade ainda não tem esse protocolo encaminhado aqui para gente para submeter para o Comitê de Contingência”, disse Aildo Rodrigues, em live nas suas redes sociais na última segunda-feira (24).

 

Ele comentou que o último protocolo aprovado foi das Federações Paulista de basquete, vôlei, handebol e futsal. E ainda comentou as ressalvas. “Este protocolo começou a ser aceito pelo Comitê de Contingência como protocolo válido para retomada dessas competições profissionais destas modalidades e de outras modalidades profissionais que tem interesse em seguir esse protocolo”, comentou.

 

Segundo o site da Secretaria Estadual de Esportes estão liberados os seguintes eventos:

- Campeonato Paulista das Séries A1, A2, A3 masculino adulto de futebol

- Campeonato Paulista sub-20 masculino de futebol

- Campeonato Paulista feminino adulto de futebol

- Modalidades coletivas com contato físico praticadas em quadra (futsal, basquete, handebol e vôlei)

- Automobilismo e Motociclismo

- Novo Basquete Brasil (basquete)

- Liga Nacional de Futsal

 

Os protocolos aprovados para retomada do esporte, somente podem ser usados apenas para municípios que se encontrem pelo menos na fase amarela (fase 3) do Plano São Paulo, como é caso das cidades do Aglomerado Urbano de Jundiaí.

 

Segundo Aildo não há uma previsão da retomada da volta das atividades amadoras de base.

 

Por Thiago Batista