O árbitro de vídeo, o famoso VAR, apareceu duas vezes de forma decisiva no jogo Santos e Flamengo. Nas duas para anular corretamente gols do Peixe. E uma lei famosa se fez presente na Vila Belmiro. A lei do ex. E Gabigol, cria do Santos, fez o gol da vitória do Flamengo, nos “super acréscimos” do primeiro tempo e determinar o 1 a 0 para o Mengão.

 

O primeiro lance do VAR foi aos 9 minutos. Em cruzamento rasteiro de Pará, para Raniel livre marcar o primeiro gol do jogo. Só que Raniel estava claramente a frente da linha da bola e o impedimento foi corretamente marcado pelo árbitro de vídeo, que demorou quase 5 minutos para analisar o lance.




Aos 15 novamente o VAR aparece em gol do Santos. Em cobrança de falta de Marinho, a bola passa por todo mundo, inclusive por Jobson, que estava em posição de impedimento, e subiu para tentar cabecear a bola.  Diego Alves não fez a defesa, muito em função do movimento do volante santista. A bola entrou e o gol somente foi anulado depois de 5 minutos devido a analise do VAR da posição do jogador santista e a arbitragem interpretar se Jobson interferiu diretamente no lance ou não para ser marcado impedimento – o que pelas imagens da televisão fica constatada claramente o “fora de jogo” e a interferência.



Retirado do livro de regras 2020/21 do site da CBF

A tarde de Gabigol foi movimentada. Ele fez o gol da vitória contra o ex-time, em jogada de contra-ataque nos acréscimos do primeiro, fazendo assim valer a “Lei do Ex do futebol”, já que ele começou a carreira profissional no Peixe.

 

No tento, o camisa 9 homenageou o ator Chadwick Boseman, protagonista do filme "Pantera Negra", morto na sexta-feira, e tomou cartão amarelo após provocar Marinho.

 

No segundo tempo, perdeu duas ótimas oportunidades e saiu machucado, com dor no tornozelo. O goleiro Diego Alves também saiu lesionado, após sentir o ombro.

 

Na classificação, o Flamengo passou para a nona posição, com oito pontos. O Santos é o 10º colocado, com sete pontos. As duas equipes voltam a campo na próxima quarta-feira (2). O Santos recebe o Vasco na Vila Belmiro às 21h30 (de Brasília), enquanto o Flamengo visita o Bahia no Pituaçu às 20h30.

 

Por Thiago Olim

Foto: Divulgação