PUBLICIDADE

Federação Aquática Paulista apresenta plano de retorno para conselhos técnicos de natação

PUBLICIDADE



Por Thiago Olim - Foto: Divulgação

 

Na quarta-feira (2) a Federação Aquática Paulista, com a ajuda de especialistas, médicos infectologistas, gestores esportivos, o diretor jurídico e a comunidade aquática paulista, apresentou o plano de retorno das competições de natação para os conselhos técnicos da base e alto rendimento. Nos três próximos meses (setembro, outubro e novembro) poderão acontecer três espécies de eventos: competições virtuais, meetings regionais e tomada de tempo.

 

Os três modelos foram desenvolvidos após reuniões diversas dos conselhos que aconteceram desde o início do isolamento social. Cada um terá as suas especificidades e seguirá os protocolos necessários para a segurança de todos os envolvidos.

 

Competição virtual

Este modelo tem como objetivo estimular e motivar os atletas, além de proporcionar alinhamento técnico. Cada equipe competirá dentro da sua própria casa e será aberto para atletas vinculados, federados e não-federados. Não haverá arbitragem, portanto os tempos não serão oficiais. Contudo, poderão ser entregues certificados de participação aos atletas, bem como um ranking virtual individual e por equipes válido até dezembro deste ano. Para essa espécie de evento o custo para participação será de R$20 por atleta, sem limite de provas. Este evento terá o programa de provas montado pelos conselhos técnicos.

 

Meeting Regional

O segundo modelo apresentado, o meeting regional, será presencial apenas para as equipes (atletas federados e vinculados) e contará com a arbitragem reduzida, sendo que a participação de no mínimo cem atletas e tendo a máxima variável de acordo com a sede do evento. Sendo assim, já que com a presença da arbitragem, os tempos serão válidos por um ano, bem como haverá entrega de certificado e ranking e premiação virtuais. Para essa espécie de evento o custo de R$ 30 por atleta, com limite de três provas para cada um. Este evento terá o programa de provas montado pelos conselhos técnicos.

 

Tomada de tempo

Já a tomada de tempo atenderá a necessidade de cada clube, pois acontecerá no dia e hora agendados pela entidade e com o programa de provas elaborado pelo próprio contratante. Nesse evento, a utilização do equipamento de cronometragem semi-automático será obrigatório. Dessa forma, os tempos serão válidos até junho de 2021.

 

Competição

Além disso, foram apresentadas duas competições para uma possível retomada do calendário Federação com um Torneio Regional que se chamará Torneio “Re Início” para ser realizado até o mês de outubro e um Campeonato Paulista Absoluto, o Paulistão 2020, para ser realizado no mês de dezembro. Sendo que este último só acontecerá se os prognósticos das ações citadas forem favoráveis à saúde e segurança da comunidade.

 

O retorno segundo a Federação será possível com o aval de um médico e sendo respeitada todas as normas de segurança descritas no protocolo de retomada de competições aprovado e divulgado pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo.

 

Diante disso, na próxima segunda-feira (7) a FAP e os Conselhos se reunirão novamente para alinhar detalhes como programa de provas e execução.

Federação Aquática Paulista apresenta plano de retorno para conselhos técnicos de natação Federação Aquática Paulista apresenta plano de retorno para conselhos técnicos de natação Reviewed by Thiago Batista de Olim on 07:30 Rating: 5

Últimas - Confira!!!

PUBLICIDADE