Por Thiago Olim - Foto: Thiago Olim

 

Neste final de semana a reportagem do Esporte Jundiaí verificou nas redes sociais e recebeu fotos de jogos de futebol amador que ocorreram em Jundiaí, especialmente envolvendo equipes de Jundiaí. Só que a pratica em Jundiaí ainda está proibida segundo informou novamente a Prefeitura de Jundiaí nesta segunda-feira. Até competições de futebol amador começaram a serem organizadas, o que não pode já que não há autorização para tal na cidade.

 

O Esporte Jundiaí verificou gravações nas redes sociais de jogos de futebol amador envolvendo equipes do nível adulto e até mesmo jogos amistosos envolvendo menores de idade (crianças). Marcações de quadras, com telefone disponível está a mostra nas redes sociais de alguns locais que costumam receber jogos de futebol, futsal ou futebol society de forma amadora.

 

O futebol, futsal ou futebol society de forma amadora para explicar o leitor do Esporte Jundiaí, não são apenas jogos por exemplo de competições, como por exemplo o Campeonato Amador organizado pela Liga Jundiaiense de Futebol (LJF) para o futebol de campo ou pela Amax Eventos Esportivos para o futsal (nota da redação: estas duas organizações – LJF e Amax não estão promovendo competições neste momento, para deixar claro). A famosa “pelada”, que muitos gostam de praticar de final de semana – e de forma eventual também está vetada neste momento.

 

A informação da Prefeitura

Segundo nota enviada pela Prefeitura de Jundiaí ao Esporte Jundiaí por volta das 17h40 desta segunda-feira, que não está autorizada a prática de futebol e futsal, de forma amadora em quadras e campos da cidade, e que não há uma data para a liberação destas atividades.

 

Um jogo foi pego

Segundo a nota envidada pela Prefeitura, a Guarda Municipal (GM) da cidade, no último final de semana, apenas uma denúncia de aglomeração em ambiente recreativo/esportivo foi recebida.

 

A ocorrência foi no domingo (27), por volta das 20h, numa quadra pública na Vila Hortolândia. Depois de 40 minutos de conversa com os guardas municipais, as pessoas se dispersaram.

 

Segundo a nota, Prefeitura ressalta também que é importante a população fazer denúncias deste tipo de prática, através do telefone 153, da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), deste tipo de evento esportivo que gere aglomeração de pessoas, o que pode aumentar a contaminação dos munícipes pelo novo coronavírus.

 

Descumprimento

Os estabelecimentos que descumprirem as medidas previstas no decreto municipal 29.250, de 9 de setembro de 2020, baseado nas medidas sanitárias previstas do Plano São Paulo, do Governo do Estado, podem ser notificados, multados e até ter seu alvará de funcionamento cassado.

 

Quanto aos locais que estariam recebendo jogos de futebol e futsal de forma amadora, a Prefeitura informa que este tipo de atividade permanece proibido, de acordo com o decreto municipal 29.250, da mesma forma que as quadras públicas de todos os centros esportivos de Jundiaí.