Por Thiago Olim

 

Agora é oficial. A Copa Libertadores terá uma nova casa na TV aberta do Brasil: o SBT. A emissora de Silvio Santos anunciou em nota nesta quinta-feira (10) que fechou contrato com a Conmebol e transmitirá as partidas da competição mais cobiçada das Américas. As primeiras transmissões acontecem já na próxima quarta-feira (16), quando dois times brasileiros entrarão em campo. O Palmeiras viaja à Bolívia para encarar o Bolivar, enquanto o Grêmio vai ao Chile enfrentar a Universidad Católica. O acordo é valido até 2022.

 

Devido à pandemia do novo coronavírus, o torneio foi pausado na segunda rodada da fase de grupos, no meio de março.

 

Em nota oficial, Juan Emilio Roa, Diretor Comercial da Conmebol, comemorou o acordo e destacou a importância da parceria com o SBT, que levará a emoção dos jogos do principal torneio da América do Sul para os torcedores brasileiros.

 

"Temos o prazer de apresentar o SBT como novo detentor dos direitos televisivos da Conmebol Libertadores para o Brasil. Esta aliança nos permitirá levar a emoção da Glória Eterna a mais torcedores no território brasileiro", expressou Juan Emilio

 

José Roberto dos Santos Maciel, CEO do SBT, disse que espera corresponder às expectativas dos fãs de futebol e de todos que torcem pela emissora.

 

"É muito bom poder anunciar esta parceria. Sabemos que o futebol é o esporte mais popular no Brasil e, como somos também uma emissora popular, nada melhor do que podermos voltar às transmissões nacionais com um torneio como a Conmebol Libertadores. Esperamos corresponder às expectativas dos fãs do futebol, do mercado publicitário e de todos aqueles que torcem pelo SBT", disse Maciel.

 

As tratativas entre SBT e Conmebol iniciaram no última dia 4 de setembro. Além do canal, Band e RedeTV! chegaram a buscar mais informações para acertar a exibição em suas emissoras. Agora, com o acordo, o SBT substituirá a Globo, que entrou em desentendimento de valores financeiros em agosto. Segundo informações a emissora disse que não foi possível manter o acordo de US$ 60 milhões por temporada para TVs aberta e fechada, válido até 2022.

 

A própria confederação sul-americana também procurou canais no Brasil após a saída da Globo. Desta vez, o contrato com o SBT permite espaço para publicidades que antes não tinham vez.

 

De acordo com a imprensa especializada em televisão, André Henning, do Esporte Interativo, estaria sendo observado, principalmente por seu contrato com o "EI" terminar no fim deste ano.