Por Thiago Olim

 

A Copa Paulista de futebol desta temporada deverá ser a mais curta de toda a sua história. Segundo o site NetLusa, especializado em cobertura sobre a Portuguesa de Desportos a competição deve começar apenas no dia 4 de novembro e ser encerrada antes do Natal – 20 de dezembro. A competição teria no máximo sete semanas de disputa, onde dá o direito ao campeão de escolher entre a vaga para o Campeonato Brasileiro da Série D ou a Copa do Brasil, ambas de 2021, com o vice ficando com a escolha preterida.

 

Ainda segundo o que foi apurado pelo portal, o Conselho Técnico será no próximo dia 13 (terça-feira), no entanto, o número fechado de equipes ainda não está definido.

 

A FPF em uma resolução de diretoria no mês de agosto, trazido com exclusividade pelo Esporte Jundiaí, informava que o número máximo de participantes será de 32 times. Segundo o site NetLusa, no mês passado, apenas 16 times estavam aptos a participar. O Paulista já manifestou desejo de ser um dos participantes, nas lives que a diretoria promoveu em suas redes sociais.

 

A competição deverá ter grupos pequenos na 1ª fase e depois já partir para os playoffs para ser apurado o campeão. Pelo ofício enviado a Federação aos clubes ainda em agosto somente os nove primeiros colocados da Série A3 terão direito as vagas, assim como os 12 primeiros da Série A1 os 11 primeiros da Série A2 (total de 32 participantes).

 

As agremiações que não alcançarem essas posições em suas divisões e quiserem participar, precisarão contar com desistências – caso do Paulista, que não tem nenhuma chance de terminar entre os 9 melhores da ‘Terceirona’.

 

Entretanto, as vagas não são preenchidas em sua totalidade há anos. Exemplo foi ano passado, quando apenas 24 times toparam estar na competição. Em 2018 e 2016, o número de times participantes foi de 27. A edição de 2017 contou com 22 equipes. A Copa Paulista de 2015 somente contou com 19 agremiações.

 

PROJEÇÕES

Possível esboço de calendário da Copa Paulista se for em 45 dias

1ª fase* - Grupos com no máximo quatro times

Rodada 1 – 4/nov - qua

Rodada 2 – 11/nov - qua

Rodada 3 – 18/nov - qua

Rodada 4 – 25/nov - qua

Rodada 5 – 29/nov - dom

Rodada 6 – 2/dez – qua

* As datas do final de semana das 4 primeiras rodadas da 1ª fase estariam ocupadas pelos playoffs das semifinais e finais da Série A3

 

Playoffs

Rodada 1 - 6/nov – dom

Rodada 2 - 9/dez – qua

Rodada 3 - 13/nov – dom

Rodada 4 - 16/dez – qua

Rodada 5 - 20/nov – dom

 

Com 32 equipes como podem ser os playoffs

Rodada 1 – Jogo único das oitavas de final

Rodada 2 – Jogo único das quartas de final

Rodada 3 – Jogo único das semifinais

Rodada 4 – 1º jogo da final

Rodada 5 – 2º jogo da final

 

Com 16 equipes como podem ser os playoffs

Rodada 1 – Jogo único das quartas de final

Rodada 2 – 1º jogo das semifinais

Rodada 3 – 2º jogo das semifinais

Rodada 4 – 1º jogo da final

Rodada 5 – 2º jogo da final