Por Thiago Olim - Foto: Thiago Olim

 

Nos anos 50 e 60 eram comum a realização de Torneio Início, competição em único dia para promover a competição mais importante da temporada. Eram jogs curtos com duração entre 20 e 30 minutos. No caso, a Liga Jundiaiense promovia o seu. Em 1958, o campeão foi o Primavera que superou adversários fortes como Paulista e Promeca (já disputou futebol profissional) para vencer a competição.

 

Foram sete jogos no total da competição, segundo dados de Julio Bovi Diogo no site Arquivos Futebol Brasil. Nas quartas de final, o Primavera venceu o Juventus por 1 a 0. Paulista e Academica ficaram no 0 a 0, e nos escanteios, o Paulista passou por 1 a 0. Vigorelli e Ipiranga também empataram sem gols e nos escanteios terminou 1 a 0 para Vigorelli. O Promeca ganhou do Santa Cruz por 1 a 0.

 

Na semifinal, o Promeca precisou das penalidades para eliminar a Vigorelli por 4 a 3, após empate por 0 a 0 no tempo normal e escanteios. Na outra semi, o Primavera fez 2 a 1 no Paulista.

 

Na decisão, o Primavera enfrentou o Promeca e o placar de 1 a 0 foi suficiente para o Primavera vencer o Torneio Inicio com 100% de aproveitamento no tempo regulamentar.