Por Thiago Olim - Foto: Divulgação

 

No domingo, 25 de outubro, Itupeva completou 30 dias sem registrar morte de moradores da cidade por covid-19, segundo informou a Prefeitura de Itupeva, em boletim enviado a imprensa.

 

Além disso, o índice de recuperados é de 97% das pessoas que contraíram a doença, o que traz mais tranquilidade para o retorno das atividades na cidade.

 

Na cidade algumas atividades esportivas foram liberadas. Quatro locais tem autorização para retornar parcialmente com as seguintes atividades:

- Chácara do Abobrinha: haverá aulas de condicionamento físico (alongamento/corrida), ginástica geral (acrobática, artística, rítmica e estética de grupo) e pilates;

 

- Sociedade Beneficente e Recreativa Itupeva (SBRI) que sedia aulas de natação;

 

- Academia Live Tennis que retomará as aulas de tênis adaptado do Projeto Esporte Para Todos (PEPT) e a Cancha de Bocha do Centro de Lazer do Trabalhador, em que estarão autorizadas apenas as disputas em duplas.

 

Para todas as práticas, os alunos serão orientados a chegar com no máximo 10 minutos de antecedência em relação ao horário de início das aulas para se evitar aglomerações na troca das turmas, as quais já estão sendo reformuladas pelos professores responsáveis para adequação ao protocolo.

 

A Prefeitura de Itupeva lembra que atividades que gerem aglomeração, tais como presença de torcedores em eventos esportivos e continuam proibidas em todos os 645 municípios de São Paulo. A liberação só deve acontecer em eventual avanço para a fase azul ou após a disponibilização de uma vacina contra o coronavírus.

 

Atualmente, duas pessoas que testaram positivo estão internadas: uma, com 25 anos, no Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida de Itupeva e outra, com 50 anos, em Jundiaí.

 

No total, até domingo, em Itupeva foram 1.567 casos confirmados no total, com 1.523 recuperados. Oito casos estão ativos, sendo dois internados e seis em isolamentos em suas residências. 36 pessoas perderam a vida devido ao coronavírus.