Por Thiago Olim

 

Liverpool e Manchester City estrearam com vitória, nesta quarta-feira, na fase de grupos da Liga dos Campeões. O time de Pep Guardiola bateu o Porto, por 3 a 1, no Etihad Stadium, pelo Grupo C, enquanto a equipe de Jürgen Klopp ganhou do Ajax, em Amsterdã, por 1 a 0, na Chave D.

 

O City precisou de um bom futebol para derrotar a equipe portuguesa, que abriu o placar, aos 14 minutos de jogo, com um belo gol de Luis Diaz, ao disparar de forma cruzada. A reação dos ingleses não demorou e o empate veio aos 20 minutos. O zagueiro Pepe cometeu pênalti, que o argentino Aguero bateu. A bola entrou, mas o goleiro Marchesin chegou a tocar nela.

 

Valente, o Porto teve pelo menos duas grandes chances de fazer o segundo gol, mas a virada do City veio na segunda etapa. Aos 20 minutos, Guendogan acertou linda cobrança de falta e fez 2 a 1. Aos 28, Ferran Torres deu belo drible em Pepe e bateu colocado para dar números finais ao duelo.

 

No outro jogo do Grupo C, o Olympiakos, em Atenas, venceu o Olympique de Marselha, por 1 a 0, gol de Ahmed Hassan Koka, aos 46 minutos da etapa final. Os times voltam a se enfrentar na terça-feira. O Porto recebe o Olympiakos, enquanto o Manchester City visita o Olympique.

 

No Grupo D, o Liverpool venceu o Ajax, com um gol contra de Nicolas Tagliafico, aos 35 minutos do primeiro tempo, mas a liderança da chave (por saldo de gols) é da Atalanta, que mantém o forte ritmo apresentado na temporada passada e goleou o Midtjylland, na Dinamarca, por 4 a 0.

 

Na primeira etapa, a equipe italiana já vencia por 3 a 0. Zapata, aos 26, abriu o placar, ao aproveitar uma bola rebatida. Gomez ampliou aos 36 e Muriel fez o terceiro aos 42.

 

 

A Atalanta diminuiu a intensidade na etapa final e só voltou a marcar, aos 44 minutos, com um belo arremate colocado de Miranchuk.

 

Na segunda rodada, terça-feira, a Atalanta recebe o Ajax, enquanto o Liverpool será o anfitrião do Midtjylland.

 

Era para ser uma estreia complicada. Mas em grande fase desde a temporada passada, o Bayern de Munique iniciou a defesa do seu título da Liga dos Campeões da Europa com uma goleada. Nesta quarta-feira, na Allianz Arena, não tomou conhecimento do Atlético de Madrid e o derrotou com facilidade por 4 a 0. Coman foi o destaque do jogo, com dois gols e o passe para o outro.

 

Também nesta quarta-feira, outro time alemão conquistou um bom resultado na estreia na Liga dos Campeões. No San Siro, pelo Grupo B, o Borussia Mönchengladbach empatou por 2 a 2 com a Inter de Milão. A equipe italiana marcou duas vezes com Lukaku, mas foi vazada por Ramy Bensebaini, em cobrança de pênalti, e Jonas Hofmann.

 

Em jogo com festival de brasileiros em campo, o Real Madrid protagonizou a primeira "zebra" desta edição da Liga dos Campeões. O recordista de títulos da competição, com 13 troféus, levou três gols do Shakhtar Donetsk no primeiro tempo e foi batido por 3 a 2, nesta quarta-feira, no Estádio Alfredo Di Stéfano - o Santiago Bernabéu está em reforma. Com o resultado, o time ucraniano despontou na liderança do Grupo B, com três pontos.

 

Pelo Grupo A, Salzburg e Lokomotiv Moscou empataram por 2 a 2, nesta quarta. O português Éder e Vitali Lisakovich anotaram para os visitantes, enquanto Dominik Szoboszlai e Zlatko Junuzovic marcaram os gols dos austríacos.