Por Thiago Olim

 

A primeira fase da Série A3 foi encerrada no último fim de semana. Após quinze rodadas, oito equipes seguem na disputa pelo acesso, entre elas o Noroeste, grande destaque da fase inicial que liderou todas as rodadas e praticamente todas as estatísticas.

 

A competição teve 120 partidas disputadas na fase inicial, com a rede balançando 282 vezes (média de 2,35 por jogo). Os mandantes venceram 58 vezes, quase a metade dos jogos (48,3%), enquanto tiveram mais 32 empates (26,7%) e apenas 30 vitórias de equipes visitantes (25%). A artilharia da primeira fase ficou com Fabrício Daniel (Noroeste) e Gabriel Barcos (Rio Preto), ambos com seis gols.

 

Líder desde a rodada inicial, quando ganhou do EC São Bernardo por 2 a 0, o Noroeste manteve a condição durante toda a primeira fase. Em 15 jogos, foram 11 vitórias, dois empates e apenas duas derrotas.

 

A equipe de Bauru ainda teve o melhor ataque da fase inicial ao lado do Comercial, ambos com 25 gols marcados, e também a melhor defesa ao lado do EC São Bernardo, com apenas nove gols sofridos.  O Noroeste, porém, marcou em mais jogos e sofreu em menos durante o campeonato. Apenas em um jogo a equipe não balançou a rede, enquanto em 2/3 das partidas saiu de campo sem ser vazado.

 

A única estatística que o time de Bauru não lidera é a de melhor mandante. Com 70,9% de aproveitamento, a equipe ficou atrás de EC São Bernardo e Capivariano, que tiveram 76,2% e 75%, respectivamente.