Por Thiago Olim - Arte Esporte Jundiaí

 

O Paulista pode estar respirando por aparelhos na UTI da Série A3 do Campeonato Paulista. Mas ainda não está morto! O time tem chances de sobreviver e escapar da queda na última rodada, já que o Esporte Clube São Bernardo venceu o Barretos por 1 a 0 neste sábado, no Grande ABC, pela penúltima rodada da primeira fase. Victor Sapo, aos 19 minutos do primeiro tempo, marcou o único gol do jogo.

 

Os dois times que serão rebaixados a 4ª divisão do Paulistão, a Série B1, serão definidos na última rodada, que será toda disputada no próximo sábado, 10 de outubro.

 

O Paulista para escapar do rebaixamento precisa ultrapassar dois rivais. E ele somente pode ultrapassar dois, já que entra na rodada na lanterna da competição.

 

TIMES QUE LUTAM CONTRA O REBAIXAMENTO NA ÚLTIMA RODADA

#   EQUIPE       PG  V   SG

10  Desportivo   15  4   -1

11  Rio Preto    15  4   -4

12  Primavera    15  4   -6

13  Marília      15  3   -1

14  Barretos     13  3   -9

------------------------------

15  Osasco       12  3   -10

16  Paulista     11  3   -13

 

A conta para o Paulista escapar é simples:

- Paulista vencer o Velo Clube, em Rio Claro

- Grêmio Osasco não vencer o Noroeste, em Bauru

- Barretos não vencer o Marília, em Barretos

 

O Paulista pode escapar do rebaixamento empatando em pontos com o Barretos (vitória do Galo, combinada com empate do Barretos e um tropeço do Osasco). Se os dois times terminarem com 14 pontos, o Paulista escapa pela maior quantidade de vitórias – 1º critério de desempate. O Galo terminaria com 4 vitórias contra 3 do Barretos.

 

Pior árbitro do mundo, na opinião do Esporte Jundiaí, esteve em jogo neste sábado

Outros dois jogos ocorreram na tarde deste sábado. Fora de casa, o Nacional fez 2 a 1 no Rio Preto e vai brigar por uma vaga para as quartas de final na última rodada, muito provavelmente contra o Olímpia.

 

Só que a Federação Paulista de Futebol em outro jogo deste sábado escalou o árbitro Alysson Fernandes Matias apitou uma partida próxima a Jundiaí. Ele esteve em Indaiatuba na partida que o Noroeste venceu o Primavera por 1 a 0.

 

Alysson Fernandes Matias na opinião do Esporte Jundiaí é considerado o pior árbitro do mundo para um jogo de futebol, já que suas atuações quase sempre são muito fracas (ruins).

 

No último jogo que Alysson esteve presente, no Jayme Cintra, na 12ª rodada, ele apitou um pênalti bastante discutível a favor do Olímpia (para muitos não foram), na vitória dos visitantes sobre o Paulista por 3 a 2. 

 

Alysson é conhecido em Jundiaí como último árbitro que não conseguiu terminar dentro de campo uma partida final do Campeonato Amador. Foi na definição do campeão de 2009, quando o União da Vila venceu o Grêmio Marlene por 3 a 0, em jogo encerrado antes dos 40 minutos do segundo tempo, devido a duas confusões e brigas no campo, e com o apitador dando o encerramento da partida dentro dos vestiários.

 

Jogos da última rodada contra o rebaixamento

Todos as partidas serão às 15h do sábado

Velo Clube x Paulista, em Rio Claro

Barretos x Marília, em Barretos

Noroeste x Grêmio Osasco, em Bauru

Linense x Rio Preto, em Lins

Desportivo Brasil x Olímpia, em Porto Feliz

Nacional x Primavera, em São Paulo