Principal nome do basquete feminino do país na atualidade, Damiris Dantas está de volta ao Brasil – ainda que temporariamente. Ala/pivô do Minnesota Lynx,  que disputa a WNBA (liga norte-americana), ela disputará a reta final do Campeonato Paulista por Campinas, atual campeão estadual e vice da última edição finalizada da Liga de Basquete Feminino (LBF), em 2019. Ela no começo da sua carreira atuou no basquete feminino do Divino/Jundiaí, na temporada 2010, quando foi campeã paulista juvenil na cidade.

Damiris não competia no basquete brasileiro desde 2017, quando jogou pelo Corinthians. Ela, inclusive, vinha mantendo a forma no clube paulista. Quando defendeu o Timão, a ala/pivô teve Vendramini como técnico e Karla Costa como companheira de equipe. No clube de Campinas, a jogadora de 27 anos também atuará com a ala/armadora Patty, parceira de seleção.

O vínculo curto com Campinas se explica por Damiris ter renovado, por mais duas temporadas, o contrato com o Minnesota Lynx. A brasileira se destacou na edição recém-finalizada da WNBA, ajudando o time a chegar às semifinais da competição. Na primeira fase, ela ficou com a maior pontuação da carreira em um só jogo (28 pontos) e a quinta maior de um atleta do Brasil no basquete norte-americano. Já nos playoffs, a ala/pivô registrou média quase 20 pontos por partida.

A primeira fase do Paulista termina no próximo dia 22. A competição reúne sete equipes, que se enfrentam em turno único. As quatro campanhas mais positivas avançam à próxima fase, onde jogarão entre si duas vezes (ida e volta). Os dois melhores times fazem a final.

Campinas lidera a competição ao lado do Ituano, com quatro vitórias - a última na segunda-feira (9), por 67 a 51, sobre o Catanduva, fora de casa.

 

Por Thiago Batista de Olim - Foto: Divulgação