O Esporte Jundiaí procurou candidatos a vereador na terça-feira, ligados ao esporte, para responderem as mesmas seis questões sobre temas ligados ao desporto. Quatro candidatos enviaram suas responderam as questões nesta quarta-feira e terão suas respostas expostas.

Um dos candidatos que responderam foi Eduardo Guedes. Eduardo Guimarães Guedes, de 39 anos, é advogado, e foi jogador de futebol amador e também fez parte do departamento jurídico da Liga Jundiaiense de Futebol. Ele é candidato pelo Avante e seu número é 70.000. Confira as respostas do candidato ao Esporte Jundiaí.


- Porque você merece a atenção do eleitor na visão dos esportistas?

Eduardo Guedes: Como já fui jogador, diretor jurídico e vice-presidente da Liga Jundiaiense de Futebol, sei exatamente as demandas mais solicitadas pelos clubes e todos que se envolvem com o esporte amador na cidade


- A Câmara Municipal precisa ter um vereador exclusivamente ligado ao esporte?

Eduardo Guedes: Acredito que sim, pois a visão de uma pessoa ligada ao esporte será muito mais fácil entender onde está a medida mais adequada para o esporte, por ter o "conhecimento de campo" e ter vivenciado os problemas.


Eduardo Guedes: Quais são as suas propostas para o futebol amador da cidade?

Eduardo Guedes: 1) Apresentar um projeto para votação em que cria a lei de custeio de arbitragem e segurança para as partidas do campeonato amador ; 2) Integrar a administração do campeonato amador para a gestão esportiva da prefeitura; 3) Como medida alternativa, caso não consiga integrar o Amador a gestão da prefeitura, buscar a disponibilização de funcionários para auxiliar os trabalhos na liga que for responsável pela organização do Campeonato Amador.


- Quais são as suas propostas para os outros esportes da cidade?

Eduardo Guedes: Buscar a reativação do projeto para o Centro de Excelência do Basquete, e a instalação das escolinhas (futebol, natação, basquete, futsal, vôlei) nas dependências do Bolão e dos centros esportivos.


- Para quem não participa de competições, quais os projetos tem para a população em geral que deseja praticar algum esporte.

Eduardo Guedes: Buscar a organização de "jogos avulsos" nos centros esportivos, como ocorrem nos clubes, onde se há um horário livre para quem quiser participar de uma modalidade esportiva (exemplo: 19h futsal; 20h volei), bem como horário de aulas de zumba e alongamento gratuito a população.


- Como vereador como pode ajudar o Paulista Futebol Clube com projetos? Se sim, quais?

Eduardo Guedes: O Paulista precisa de um incentivo fiscal, pois a municipalidade, não pode interferir na gestão de uma entidade particular, mas pode criar subsídios para ajudar a economizar as finanças.


- Sobre lei de incentivo ao esporte, pretende apoiar algum projeto ou criar algum projeto? Porque?

Eduardo Guedes: A ideia é criar mecanismos de incentivos aos esportes, por meio de incentivos fiscais as empresas que disponibilizarem patrocínio a qualquer modalidade esportiva, e também incentivo aos clubes da cidade (como o Nacional, O Floresta, Anhangabaú, Jabaquara, etc)


Por Thiago Batista de Olim - Foto: Divulgação