O ex-vereador Estanislau Steck foi eleito prefeito em Louveira no último domingo, aos 56 anos. O seu programa de governo no site do TSE tem 31 páginas e tem o esporte como um dos pilares do seu governo para os próximos quatro anos. Entre as premissas está o incentivo para criação da Liga Louveirense de Futebol e Futsal Amador.

Atualmente as competições de futebol e futsal amador são desenvolvidas pela Prefeitura de Louveira. Ele deseja construir ainda quatro novos campos de futebol de tamanho oficial.

Outro ponto do plano de governo é de a cidade ser sede dos Jogos Regionais do Idoso, a partir da próxima temporada denominados Jogos Estaduais do Idoso, o JEI.

Ainda o plano de governo contempla o esporte eletrônico e até mesmo desenvolver o pipódromo - espaço para soltar pipas – o governo de Steck considera a brincadeira de soltar pipas um esporte.


O plano de governo de Steck no Esporte, no programa de governo no TSE

- Readequação das estruturas de todos os Centros Comunitários e de Esporte e Lazer dos bairros com implantação de banheiros, almoxarifados, salas e segurança

- Disponibilizar professores do Esporte em todas as praças para desenvolver atividades nos bairros: Terra da Uva, Parque dos Estados, Ana Maria, Burch, Vassoural, Estiva, Jardim Niero, Vila Bossi, Sagrado Coração de Jesus e Abadia

- Construção de um Centro Comunitário no Bairro da Abadia com campo de futebol, quadra coberta, parquinho e salão comunitário

- Construção de um Centro Olímpico Esportivo no Bairro Santo Antônio com dois campos de futebol oficial, ginásio poliesportivo, quadras de tênis, atletismo, quadra society (grama sintética)

- Construção de uma cancha de malha na Vila Bossi.

- Incentivar o trabalho intersetorial das áreas de educação, saúde, social, esporte e cultura para o atendimento integral dos educandos.

- Democratizar o acesso às práticas esportivas e de lazer

- Apoiar a realização de campeonatos municipais, além de torneios, jogos, gincanas e atividades ligadas ao esporte e ao lazer, contemplando as mais variadas modalidades esportivas.

- Incentivar a Criação da Liga Louveirense de Futebol e Futsal Amador

- Criar o Conselho Municipal de Esportes de Louveira, atribuindo poder deliberativo.

- Criar o Fundo Municipal de Esportes.

- Incentivar os atletas locais, implantar o Bolsa Atleta e Bolsa Estudos para atletas louveirenses, que se destacarem em campeonatos expressivos como Estadual e Nacional.

- Buscar parcerias com o Governo Estadual, Federal e iniciativa privada para criar e/ou gerenciar projetos da área.

- Elaborar o projeto e buscar recursos através da Lei de Incentivo ao Esporte.

- Estimular as empresas a investirem no esporte, por meio de incentivos fiscais.

- Elaborar um calendário esportivo unificado que abranja todas as modalidades.

- Incentivar o lazer e todos os segmentos do esporte: esporte alto rendimento, esporte escolar, esporte comunitário, esporte adaptado, esporte de aventura.

- Apoiar as ações de todas as instituições do setor legalmente constituídas no município.

- Promover a formação continuada de técnicos esportivos, gestores, professores e parceiros que atuem com lazer e esporte, além dos profissionais efetivos da Secretaria. Além da Secretaria Municipal de Educação, criar parcerias com as demais pastas, como Obras, Saúde, Cultura e Patrimônio, Meio Ambiente e Turismo, a fim de articular projetos e propostas interdisciplinares para beneficiar a população.

- Fazer parcerias com academias e clubes de Louveira para utilização dos espaços para treinamentos de atletas que participam dos esportes de Louveira.

- Esporte Base (Escolinhas de formação de esportes): Equipe Permanente de Profissionais – Criação de uma equipe multidisciplinar: fisioterapia, nutrição, psicologia, fisiologia entre outros, com intuito de acompanhar todos os alunos diariamente e criação de novas modalidades: biribol, ciclismo, tênis de mesa, tênis, ginástica rítmica entre outras.

- Criação dos Jogos Regionais da Base - Contendo as modalidades que a Secretaria de Esporte proporcionará, estimulando crianças e jogos de nossa cidade.

- Base nos bairros – Descentralizar as atividades, levando modalidades esportivas nas estruturas dos próprios bairros da cidade, facilitando a acessibilidade de todos. Estruturar as quadras dos bairros, com banheiros, vestiários entre outros.

- Criação de Bolsas de Estudo e descontos em parceria com o setor privado, como aulas de espanhol, inglês, informática entre outros.

- Esporte alto rendimento (aquele destinado a competições em níveis internacional, nacional e estadual): Incentivar o desenvolvimento de atletas de alto rendimento, oferecendo profissionais capacitados para o treinamento especializado, bem como espaços adequados e apoiar equipes já consolidadas como alto rendimento, além de resgatar as modalidades esportivas que não foram valorizadas nos últimos anos por falta de apoio.

- Criação do Centro Municipal de Excelência – Contará com uma equipe multidisciplinar especifica para as equipes de rendimento da cidade.

- Esporte escolar (desenvolvido nas escolas do município):Oferecer práticas esportivas educacionais voltadas para crianças e adolescentes, em parceria com Secretaria Municipal de Educação. Retorno dos Campeonatos Escolares no Município – com intuito de fomentar e estimular a pratica de atividades esportivas, dentro (intercalasses) e fora das escolas (campeonatos e festivais específicos por modalidade).

- Esporte nas escolas – Inclusão de modalidades esportivas em períodos extracurriculares em todas as escolas da cidade, pois sabemos da dificuldade de locomoção dos alunos para as aulas.

- Parceria com as escolas do Estado – Fomentar a participação das Unidades Educacionais (Estado) em campeonatos escolares (Municipal, Estadual e Nacional), não perdendo os alunos dos 11 aos 17 anos, faixa etária que vem diminuindo cada vez mais sua participação em atividades saudáveis.

- Esporte Comunitário (atividades realizadas nas comunidades): Promover atividades públicas recreativas e de lazer (caminhadas, jogos comunitários, campeonatos, ruas de lazer, etc.). Criar um mecanismo de diálogo constante com as comunidades a fim de incentivar a criação de grupos com foco no esporte em bairros, dando apoio das associações comunitárias. Incentivar a criação de associações específicas para as diversas modalidades esportivas.

- Esporte para grupos especiais (pessoas com necessidades específicas, idosos, obesos e outros): Incluir e viabilizar a prática esportiva entre pessoas com necessidades específicas no município e criar programas de incentivo à prática esportiva entre todas as faixas etárias.

- Fazer melhorias nos espaços públicos esportivos a fim de oferecer acessibilidade aos mesmos

- Estudo de Viabilidade para implantar na Fazenda Santo Antonio, local já da prefeitura, o Centro da Maturidade (onde o idoso poderá passar o dia) criar um grupo de acolhimento para receber novos idosos: com quadra esportiva, cancha de malha e bocha, salão para as aulas de ginástica, danças e bailes, Aulas de músicas e teatro, alfabetização, inclusão digital, pinturas, artesanato, equipe técnica para treinar os Idosos (Atletas) para as competições (JORI e JEI) com todas as modalidades.

- Criação de novos núcleos - para realização de atividades físicas específicas para a melhor idade, em parceria com a comunidade em geral (associações de bairro, setor privado entre outros)

- Criação da Liga de Esporte para idosos – Com intuito de realizar intercambio entre as cidades do nosso estado, além da valorização das nossas equipes.

- Criação de Modalidades Esportivas – Criar modalidades esportivas com profissionais específicos de cada área, seguindo as modalidades dos Jogos Regionais do Idoso (JORI).

- Jogos Regionais do Idoso (JORI) – Inscrever a cidade como sede no JORI.

- Esporte de aventura: Promover e apoiar os esportes de aventura no município. Também fomentar a realização de eventos do segmento em Louveira.

- Esporte não formal: Criação de Campeonatos e equipes de Jogos Eletrônicos. Também criação de Eventos e equipes de motovelocidade e criação de eventos e equipes de aeromodelismo.

- Desenvolver o pipódromo - Espaço para soltar Pipas

- Empreendedorismo: Desenvolver projetos de empreendedorismo e profissionalização do esporte. Apoiar e orientar entidades ligadas ao esporte na estruturação e no desenvolvimento de projetos e eventos. Criar estratégias para atrair eventos esportivos e de lazer estaduais, nacionais e, até mesmo, internacionais, de modo a projetar Louveira no cenário esportivo nacional e mundial. Tal ação também contribui para a geração de emprego e renda no município.

- Investimento em infraestrutura: Construção do Centro Olímpico de Esportes - ginásio, campos, quadras, tênis, atletismo, natação e etc.

- Construção de mais quatro campos de futebol no tamanho oficial.

- Reformar as coberturas nas quadras e os campos já existentes no município que necessitem de obras.

Construção de novos locais para ginástica olímpica e artística, artes marciais, dama e xadrez, bocha, cancha, biribol, etc.

- Instalar equipamentos de lazer e de ginástica em praças da sede e distritos.

- Núcleos Esportivos nos bairros: O objetivo para a formação de núcleos esportivos se deve ao fato das crianças não precisarem estar se deslocando do seu bairro para participar das modalidades esportivas oferecidas pela Secretaria de Esporte. Cada núcleo terá pelo menos 01 professor efetivo, trabalhando diariamente no local, procurando se integrar com a comunidade, no intuito de conhecer suas necessidades, ouvindo ideias e críticas, para que possamos melhorar cada vez mais o atendimento.


Por regiões

Bairro da Abadia

- Construção de um campo de futebol oficial

- Construção de uma quadra coberta

- Construção de local com: sala, banheiro, almoxarifado para os professores

desenvolverem suas atividades no local


Bairro Santo Antônio

- Construção de dois campos de futebol oficiais.

- Construção de mais uma quadra society (grama sintética)


Bairro Jardim Niero

-Construção de uma cancha de bocha e um de malha ao lado da quadra já existente

- Construção de local com: sala, banheiro, almoxarifado para os professores desenvolverem suas atividades no local


Bairro Terra da Uva

- Cobertura da quadra já existente

- Construção de local com: sala, banheiro, almoxarifado, para os professores desenvolverem as atividades.


Bairro Parque do Estado

-Cobertura da quadra já existente

- Construção de local com sala, banheiro, almoxarifado, para os professores desenvolverem as atividades


Bairro Monterrey

- Construção de um campo de futebol oficial

- Construção de uma quadra poliesportiva coberta

- Construção de uma cancha de bocha e um de malha ao lado da quadra

- Construção de uma pista de skate

-Construção de local com sala, banheiro, almoxarifado, para os professores desenvolverem as atividades


Bairro Vassoural

- Cobertura da quadra já existente

- Construção de local com sala, banheiro e almoxarifado anexo a quadra já existente, para os professores desenvolverem as atividades


Por Thiago Batista de Olim - Foto: Divulgação