A Fifa confirmou nesta terça-feira que o Mundial de Clubes de 2020 vai ser disputado entre 1 e 11 de fevereiro de 2021, no Catar. Anteriormente previsto para dezembro, do dia 10 a 20, teve que ser definitivamente adiado em setembro por causa da pandemia de covid-19.

Este será a última edição do Mundial de Clubes no atual formato, com sete participantes – os campeões de cada continente e mais um representante do país-sede. O vencedor da Libertadores tem data para estrear, direto na semifinal: 7 de fevereiro, uma semana depois da decisão do torneio sul-americano, marcada para o Maracanã. O Brasileirão tem as últimas cinco rodadas previstas para o mesmo mês, até dia 24. Os dois jogos da disputa do título da Copa do Brasil são nos dias 3 e 10 de fevereiro.

A partir de 2022 a Fifa pretende lançar o novo formato de Mundial de clubes: com 24 times, que deveria ter sua primeira edição na China, ainda não tem data para ocorrer. A janela de junho de 2021 será ocupada pela Copa América e pela Eurocopa. O novo torneio gerou algumas resistências da Uefa e da Conmebol, mas Gianni Infantino, presidente da Fifa, deixou claro que não vê isso como um problema.


Por Thiago Batista de Olim - Foto: Divulgação