O governo do estado de São Paulo anunciou nesta segunda-feira que decidiu adiar a reclassificação que estava programada para hoje do Plano SP, o conjunto de medidas restritivas adotadas para controlar a pandemia do novo coronavírus no estado, que norteiam também regras do esporte. O motivo foi o aumento em 18% nas internações por covid-19 na última semana. Com isso, existe o risco de o esporte sofrer algum tipo de restrição se continuarem os números a subir da doença no estado.

O governador João Doria (PSDB) prometeu uma nova atualização para 30 de novembro, quando mais regiões podem avançar à fase verde do plano, que prevê medidas menos restritivas.  

“Pelos indicadores disponíveis, a maioria [das regiões de São Paulo] seria promovida para a fase verde. Porém, indicadores de leitos de UTI e internações, sob responsabilidade do governo de São Paulo, cresceram em relação à semana anterior. O momento requer precaução para uma análise mais completa. Cautela e cuidado”, completou o governador.

No momento a região de Jundiaí está na fase verde, a fase 4 de 5 do Plano São Paulo. Esporte tem uma série de liberações nesta fase, desde que as Prefeituras de cada cidade optem por liberar – pode não seguir a determinação de avanço do governo estadual.  

No atual momento, na região de Jundiaí está permitido a realização de eventos esportivos profissionais sem público, e a disputa exclusiva de jogos amistosos entre as modalidades. Competições amadoras (não profissionais) estão proibidas até segundo momento – com exceção de Campo Limpo Paulista que está realizando o Campeonato Amador de futebol, o que não deveria ocorrer segundo o Plano São Paulo.


Por Thiago Batista de Olim - Foto: Thiago Batista de Olim