A última rodada da fase de grupos da Série B1 do Paulistão foi concluída na tarde desta quarta-feira (18). Andradina, Osvaldo Cruz, XV de Jaú, Rio Branco e Itapirense garantiram as últimas cinco vagas, além da definição das melhores campanhas. Agora os 16 classificados brigam para estar na final, pois apenas os finalistas conquistam o acesso para A3 no ano que vem, quando entram no lugar de Paulista e Grêmio Osasco, rebaixados este ano.

No Grupo 1, o Andradina conquistou sua vaga ao golear o Tanabi por 4 a 1 e chegar a 13 pontos na segunda posição. Quem ficou em primeiro foi o Bandeirante, com 20 pontos, ao empatar sem gols com o América.

No Grupo 2, o Osvaldo Cruz superou o Assisense por 3 a 1 e alcançou o segundo lugar com 13 pontos. Isso porque o Vocem perdeu para o Tupã por 1 a 0 e ficou com 12 pontos em terceiro. Líder com 18 pontos, o Grêmio Prudente, que folgou na rodada, é o outro classificado.

Pelo Grupo 3, a Francana já tinha garantido o primeiro lugar com 20 pontos e folgou na rodada. A segunda vaga ficou com o XV de Jaú, que empatou por 1 a 1 com o São-carlense e chegou a 13 pontos, dois a mais do que o adversário. No outro jogo, a Inter de Bebedouro se despediu com vitória diante da Matonense, por 1 a 0.

O Independente venceu o Itararé por 1 a 0 em jogo de líderes e acabou em primeiro lugar do Grupo 4 com 17 pontos, quatro a mais do que o adversário, vice-líder. O Rio Branco, que venceu o dérbi diante do União Barbarense por 3 a 2, ficou em terceiro lugar com 13 pontos, mas também avançou. Isso porque teve a segunda melhor campanha entre os terceiros colocados da competição.

No Grupo 5, o Amparo empatou com o Flamengo por 1 a 1 e terminou na liderança com 14 pontos. O time avançou junto com a Itapirense, que venceu o Guarulhos por 2 a 0 e chegou a 11 pontos. Essa foi a mesma pontuação do Flamengo, que ficou em terceiro por conta do saldo de gols (2 a -1).

A melhor campanha do torneio até agora é do São José, no Grupo 6, que venceu o União Mogi por 5 a 3 e chegou a 21 pontos. O segundo lugar ficou com o Manthiqueira, mesmo com a derrota para o União Suzano por 3 a 1.

Por fim, no Grupo 7, o Jabaquara ficou em primeiro com 16 pontos ao empatar sem gols com o Mauá, segundo colocado com 14. No outro jogo, Barcelona e Mauaense se despediram com empate por 1 a 1. O Ska Brasil, que não jogou, já estava classificado com 13 pontos, melhor campanha entre os terceiros colocados da competição.

Nos playoffs, que se inicia nas oitavas de final, em sistema de ida e volta, os confrontos são definidos pela campanha geral. A primeira melhor encara a 16ª, a segunda enfrenta a 15ª e assim por diante. O time de melhor campanha fará o segundo jogo em casa e tem a vantagem do empate no placar agregado.


Os duelos das oitavas de final

*times à esquerda decidem em casa

São José x Itapirense

Bandeirante x XV de Jaú

Francana x Rio Branco

Grêmio Prudente x Andradina

Independente x Osvaldo Cruz

Manthiqueira x Ska Brasil

Jabaquara x Itararé

Mauá x Amparo


Por Redação Esporte Jundiaí