A eliminação do América Mineiro na semifinal da Copa do Brasil para o Palmeiras (2 a 0 no jogo e 3 a 1 no agregado) manteve uma escrita: o Paulista, sim, o Paulista de Jundiaí, permanece como último clube que foi campeão da Copa do Brasil e que no ano que venceu não pertencia a Série A do Campeonato Brasileiro. Quando o Galo venceu a principal competição eliminatória do país, em 2005, pertencia a Série B do Campeonato Brasileiro.

Continuam apenas três clubes que não eram da Série A do Brasileirão no ano que foram campeões do torneio. Além do Paulista em 2005, tem o Santo André em 2004 e o Criciúma em 1991. Todos eram da Série B do Brasileirão.

Outro tabu que se mantém e que chega a 12 edições seguidas do torneio que nenhum time que não seja da Serie A do Brasileirão decide o torneio. A última vez foi o Corinthians em 2008. Na época, o Timão pertencia a Série B e perdeu a final para o Sport de Recife. Os outros times que foram finalistas e foram vice-campeões do torneio e não eram da Série A foram os seguintes: Ceará em 1994 (Série B) e Brasiliense em 2002 (Série C).


Por Thiago Batista de Olim - Foto: Divulgação