Jiu-jitsu: Atleta de Jarinu conquista título no Rio de Janeiro - Esporte Jundiaí Esporte Jundiaí: Jiu-jitsu: Atleta de Jarinu conquista título no Rio de Janeiro
PUBLICIDADE

18 de dezembro de 2020 - - Por Thiago Batista de Olim

Jiu-jitsu: Atleta de Jarinu conquista título no Rio de Janeiro

Compartilhe:

Muito mais do que levar uma medalha para casa é superar as barreiras, sabendo que – por trás de cada uma delas – existem muitas histórias a serem descobertas e contadas. E assim é a história de Carlos Henrique da Silva, de 38 anos, atleta faixa branca de Jiu Jitsu, da academia Checkmat de Jarinu.

O jovem sagrou-se campeão, no dia 4 de dezembro do AJP Tour Rio de Janeiro, competindo pela categoria Classe C, que é como designam as pessoas que são amputadas de perna. Ele lutou com faixa azul da Grace Barra.

Segundo o atleta, que começou a treinar há um pouco mais de dois anos, por indicação de um amigo “o Jiu Jitsu é uma arte que muda a vida da pessoa logo na sua primeira aula”. Sorridente ele conta que possui três medalhas de ouro, dos três campeonatos que disputou, e completa que “a deficiência esta nos olhos de quem vê. Nossa superação de limite é diária”.

Orgulhoso, seu treinador, Renaldo Bueno conta que o atleta é responsável, não perde nenhum treino, e não se sente diferente de ninguém, por sinal cobra que o treino seja parecido – ou até mesmo igual. “Para mim é uma experiência muito boa esse desafio, de treiná-lo, porque ensinando a gente aprende, mas apesar da deficiência, ele faz o treino normal com exceção de alguns movimentos que temos que adaptar para as condições dele”, e conclui que ele não é o primeiro aluno, que na cidade de Várzea Paulista tem um outro aluno com deficiência auditiva e a comunicação é feita por sinal”.

“Estamos aqui para incluir e não para excluir, e não há melhor caminho do que o esporte para que isso aconteça”, finalizou Renaldo.


Por Thiago Batista de Olim - Foto: Divulgação