No século, Paulista tem quantidade igual de títulos relevantes que o Vasco - Esporte Jundiaí

Propagandas

No século, Paulista tem quantidade igual de títulos relevantes que o Vasco

O século 21 ainda está em aberto – tem mais 80 anos para ser finalizado. Mas no atual momento, um dado não pode ser contestado: o Paulista, de Jundiaí, tem a mesma quantidade de títulos relevantes que o Vasco da Gama. O Tricolor de Jayme Cintra está superior neste século que o Botafogo do Rio de Janeiro (que ainda é chamado por muitos de clube grande).

Títulos relevantes são campeonatos nacionais e torneios internacionais. Não entram nesta conta Campeonatos Estaduais e Regionais que perderam força demais neste século e também torneios oficiais de um ou dois jogos apenas como Supercopa do Brasil e Recopa Sul-Americana.

16 clubes neste século ganharam títulos relevantes nacionais ou internacionais. Entre eles o Paulista, que venceu a Copa do Brasil em 2005, quando superou seis clubes da Série A na oportunidade (Juventude, Botafogo do Rio, Internacional, Figueirense, Cruzeiro e Fluminense). Um ano antes, o Santo André que não é chamado de clube grande venceu o mesmo torneio. O Vasco da Gama somente venceu a Copa do Brasil em 2011. Neste século não venceu o Brasileirão, e nem disputou final de torneio internacional.

Pior que o Vasco é o Botafogo do Rio, que não vence um título relevante desde 1995, quando ganhou o Brasileirão. Neste século não fez final nem de Copa do Brasil e sequer chegou a semifinal de torneio internacional (Copa Sul-Americana ou Libertadores). No Brasileirão sequer chegou a ser top-3 na classificação final, mostrando que chamar de clube grande seria mais pela sua história dos anos 60, pois desde 1995 é um clube pequeno de resultados.

Os melhores

Os três melhores times neste século são Internacional, Corinthians e São Paulo – os três que tem justamente um título mundial conquistado. O Inter é o único que tem 2 Copas Libertadores no período e por isso no ranking de títulos está na frente.

Se for colocar pesos para as conquistas, o Corinthians supera o Internacional e fica na primeira colocação, com o São Paulo logo atrás, na segunda posição.

No ranking, 16 clubes conquistaram títulos relevantes nacionais ou internacionais. O Athletico-PR supera o Vasco neste ranking – seja por conquistas, seja por pontos, já que o Furação tem 1 Brasileirão, 1 Copa do Brasil e 1 Copa Sul-Americana contra apenas 1 Copa do Brasil do Cruz-maltino.

O ranking de conquistas relevantes, além do Paulista, tem as presenças nobres de Sport de Recife (1 Copa do Brasil), Chapecoense (1 Copa Sul-Americana) e Santo André (1 Copa do Brasil). Todos neste século, superiores, grandes, que o “pequeno” Botafogo do Rio.


Por Thiago Batista de Olim - Foto: Divulgação

Postar um comentário

0 Comentários