Libertad e Palmeiras se enfrentaram nesta terça-feira pelo confronto de ida das quartas de final da Copa Libertadores da América. O alviverde jogou mal, para não dizer teve uma exibição horrível, em comparação aos seus últimos jogos – lembrou últimos tempos de Vanderlei Luxemburgo. A equipe paulista mostrou pouco perigo ofensivo e teve o seu goleiro Weverton falhando feio quando não poderia. No fim, o time palmeirense tem que comemorar o resultado que está trazendo de Assunção, já que a partida terminou 1 a 1. Com isso, o Palmeiras joga por um empate por 0 a 0 para se classificar a semifinal.

O primeiro tempo, mesmo tendo apenas 33% de posse de bola, o time paraguaio mandou bola na trave e finalizou bastante. Só que quase nunca no alvo: foram duas no gol e dois chutes travados. O Palmeiras quase não passava do meio-campo. Só que no primeiro lance ofensivo que a equipe paulista teve foi fatal. Em um escanteio cobrado por Scarpa, Gustavo Gómez  subiu mais alto para aos 39 minutos abrir o placar e fazer 1 a 0.

No segundo tempo, o Palmeiras deu a bola para o Libertad e mesmo assim sofreu com o jogo ofensivo do time paraguaio, especialmente nas bolas levantadas na área, que sempre levava perigo nas chances concluídas por Óscar Cardozo.

E no jogo aéreo sofreu o empate, com Espinoza, em saída errada de Weverton, que tentou socar a bola, e no fim socou o vento, aos 17 minutos.

A atuação foi tão ruim, que o esquema tático da equipe mudou. De 4-3-3 foi para o 3-4-3 (com certos momentos de 5-4-1), com objetivo de aumentar a estatura da defesa e não sofrer com os cruzamentos dos paraguaios. Deu certo e o time paulista no fim trouxe o empate por 1 a 1 para casa, apesar de perder Lucas Lima para o jogo da volta, expulso nos acréscimos, e uma bola na trave do time paraguaio no último lance em Assunção.

O jogo da volta entre Palmeiras e Libertad ocorre em São Paulo, na próxima terça-feira – dia 15, às 21h30. A situação do confronto é o seguinte:

- Quem vencer a partida: classificado

- Empate por 0 a 0: Palmeiras classificado pelos gols marcados fora de casa

- Empate por 1 a 1: Pênaltis

- Empate a partir de 2 a 2: Libertad classificado pelos gols marcados fora de casa

 

Por Thiago Batista de Olim - Foto: Divulgação