Na tarde deste domingo (6), o mexicano Sergio Pérez, da Racing Point, conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1. Ele foi o melhor no GP de Sakhir, disputada em uma formato quase de circuito oval (anel externo de todo o circuito) o penúltimo da temporada de 2020.

Depois de largar em quinto, foi tocado pela Ferrari de Charles Leclerc e caiu quase para o final da fila. Mas fez uma ótima corrida de recuperação e contou ainda com alguns equívocos da equipe Mercedes e um pneu furado, que colocaram o inglês George Russell, líder durante praticamente toda a prova, em nono na classificação final.

Mas com Valtteri Bottas tendo largado na pole, foi Russell que passou a maior parte do tempo na frente. Mas a entrada do safety car depois da batida da Williams do Jack Aitken fez com que a Mercedes chamasse os dois pilotos para trocarem os pneus. E aí começaram os problemas. Russell recebeu o jogo errado de pneus. E Bottas teve que esperar muito tempo a equipe, que demorou demais na troca. Depois, Russell ainda se recuperou. Mas o pneu furado tirou completamente as chances do piloto estreante, que estava substituindo o multicampeão Lewis Hamilton.

Esteban Ocon, em segundo, e Lance Stroll, em terceiro, fecharam o pódio. Carlos Sainz Jr., da McLaren, foi o quarto. E Daniel Ricciardo (Renault), Alexander Albon (RBR) e Daniil Kvyat (AlphaTauri), Bottas (Mercedes), Russell (Mercedes) Lando Norris (McLaren) fecharam o top 10. O brasileiro Pietro Fittipaldi (Haas) é 17º na estreia.


Confusão rendeu multa

George Russell conseguiu manter seus primeiros pontos na Fórmula 1, depois que os comissários do Grande Prêmio do Sakhir multaram a Mercedes em € 20.000 por sua parada nos boxes, que acabou custando a vitória do britânico.

O piloto de 22 anos ainda conseguiu alcançar o nono lugar, bem como garantir um ponto pela volta mais rápida da corrida, mas com os três pontos ficaram sob ameaça, devido a uma investigação dos comissários por causa do erro da Mercedes na troca de pneus errados.


Última etapa

A última etapa da Fórmula 1 2020 será disputada no próximo fim de semana, também em Abu Dhabi.


Por Thiago Batista de Olim, com Agência Brasil - Foto: Divulgação