Thiago Batista: O que é falta de respeito no esporte? - Esporte Jundiaí

Propagandas

Thiago Batista: O que é falta de respeito no esporte?

Escrevo este texto muito incomodado. Uma série de torcedores, dos mais variados times, sempre quando seu time venceu um mísero joguinho ou jogo importante sempre solto uma frase, que ao meu ver é infeliz: “Respeite o meu time”. E esse tipo de frase com pequenas mudanças a cada dia é mais dita. Até mais do que um gol. Mas o que é falta de respeito no futebol? E aumento: O que é falta de respeito no esporte?

Muitos acham falta de respeito somente porque um jornalista, comentarista, colunista ou até mesmo uma pessoa comum diz que time A é favorito em detrimento de equipe B. E só falar isso é uma falta de respeito. Ou quando se crítica um jogador por uma exibição (ou exibições ruins) também é falta de respeito.

Oras, estamos em uma sociedade que parece que criticar e ter opinião não serve. Temos que ser todos “neutros” e nunca pode escrever que alguém esteve mal. Vamos parar com isso!

Falta de respeito é quando a gente destrata alguém ou instituição com desdém. E muito desdém. Ou quando alguém opinar que o futebol da Venezuela é uma “porcaria” é uma falta de respeito. Na minha opinião não, pois nunca foi um destaque. Como escrever que o futebol da seleção brasileira é uma “porcaria” também não é uma falta de respeito.

Como escrever que um time chutou pouco ao gol em uma partida não é uma falta de respeito, como também se alguém tomou 4 a 0 e descrever que time A foi goleado não é falta de respeito e sim um fato.

Como também não é falta de respeito quando critica um jogador que cometeu um pênalti, ou tomou um frango, ou perdeu uma cobrança de pênalti não é falta de respeito.

Ou em outros esportes não é falta de respeito se criticar que alguém perdeu uma bandeja, mandou um saque na rede, ou errou uma braçada.

Falta de respeito é xingar alguém que sequer opinou aquilo, como alguns fazem sempre com alguns jornalistas e torcedores comuns. Falta de respeito é soltar palavrões “mandando para casa do caju” e etc... somente porque uma pessoa pensa diferente de ti e tem argumentos.

Pois também não é ofensivo chamar um clube de pequeno e outro grande. Você tem seus argumentos do porque acha um clube grande e outro pequeno e eu tenho os meus, e fulano tem os deles e ciclano tem outros. O mesmo pode ocorrer para um lance de falta no basquete ou vôlei, ou se alguém deu um tapa ou não no outro na rede e etc...

Falta de respeito hoje é ser negacionista e egoísta e quer jogar futebol ou praticar qualquer esporte coletivo (basquete, vôlei, handebol, polo aquático), em uma cidade que registra mais de 800 casos de covid-19. Falta de respeito aos outros e também a ti. Pois você está faltando respeito até mesmo com a sua saúde e das pessoas que você ama.

 

PS: Este texto tem duas mensagens. É saber ler e interpretar!


Por Thiago Batista de Olim – jornalista responsável pelo Site Esporte Jundiaí

Postar um comentário

0 Comentários