Erik Mamadeira vai atuar no futebol profissional do DF

Foto: Thiago Batista de Olim

O meia-atacante Erik Mamadeira está de volta ao futebol profissional. Ele defenderá o Bosque Formosa Esporte Clube, equipe da 1ª divisão do Campeonato do Distrito Federal. Ele irá nesta semana para o novo clube.

O Bosque Formosa curiosamente não fica dentro do Distrito Federal. Fica em Formosa, cidade que pertence a Goiás, mas que fica 80km da capital federal (de Goiânia fica 282km).

“O presidente do time lá (Marcelo Ribeiro) e um conhecido meu desde criança. Ele era diretor do Palmeiras, aí ele me levou pra lá nas categorias de base, fiquei três anos e conhece o meu futebol. E sempre que ele tá em time me faz o convite Ano passado ele me convidou para defender o Sobradinho, mas acabei não indo. Agora ele me fez o convite e aceitei ir dessa vez”, contou.

Segundo Mamadeira também estão indo o Maicon, irmão do zagueiro Elivélton – do Bahia, e também Carlão, Din Din, irmão do Icão, jogador de Jundiaí.

Erik Mamadeira espera mostrar um grande futebol no seu novo clube. “Primeiro é voltar a forma física, ritmo de jogo, acostumar com a pegada de novo do profissional. Espero dar volta por cima, pois estou com a cabeça diferente e planos diferentes. Essa pré-temporada vou me dedica pra voltar bem”, afirma.


Carreira de Mamadeira

Destaque do futebol amador de Jundiaí no começo da década passada, especialmente no título do Jamaica em 2012, e também nas cidades de Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista, ganhou uma chance no futebol profissional também em Jundiaí. 

Ele vestiu a camisa do Paulista pela primeira vez em 3 de maio de 2014, na derrota do time para o Oeste por 2 a 1, pelo Paulistão. Na última rodada do Estadual marcou um gol no empate contra o Bragantino, em casa, por 1 a 1.

Jogou com a camisa do Galo até o 1º semestre de 2015 e chegou a retornar para atuar ainda em Jundiaí no 1º semestre de 2016. Na carreira Mamadeira atuou por cinco clubes do estado de São Paulo: Guarani (2015),  Bragantino (2016), São Bento (2017), Capivariano (2018) e São Carlos (2019).

Pela segunda vez ele atuará no futebol profissional fora do estado de São Paulo. Em 2017 vestiu a camisa do Sergipe na disputa do Campeonato Sergipano, Copa do Nordeste e Série C do Brasileirão.


O time

O clube foi fundado em 21 de setembro de 1978, como Bosque Futebol Clube. Em 2008, a equipe recebeu o nome de Bosque Formosa Esporte Clube com o intuito de poder obter ajuda financeira de órgãos e instituições públicas.

Por duas vezes, o Bosque Formosa venceu a 2ª divisão do Campeonato do Distrito Federal – 1999 e 2013. Desde 2014 o clube pertence a elite do Distrito Federal, e no ano passado teve sua melhor participação desde então, quando terminou em 4º lugar.

Em 2021, o Campeonato do Distrito Federal para o Bosque Formosa começa em 21 de fevereiro, quando o time encara o Unaí, de fora de casa.

Nesta temporada, as equipes serão divididas em duas chaves com seis equipes cada, com dois quadrangulares e final única, ao invés dos pontos corridos com playoffs que vigorou nos últimos anos. No Grupo A estão Gama, Real Brasília, Taguatinga, Luziânia, Unaí e Samambaia. Na chave B está o Formosa, junto com Brasiliense, Capital, Sobradinho, Ceilândia e Santa Maria.

Erik Mamadeira vai atuar no futebol profissional do DF Erik Mamadeira vai atuar no futebol profissional do DF Reviewed by Thiago Batista de Olim on 21:09 Rating: 5